Respondido pedido de informações sobre unidade de saúde

por Assessoria Comunicação publicado 20/10/2014 10h20, última modificação 27/09/2021 11h04

A Câmara Municipal recebeu, na semana passada, resposta da Prefeitura de Curitiba ao pedido de informações que questionava o funcionamento da Unidade de Saúde Monteiro Lobato, no Tatuquara. Proposto pelo vereador Rogério Campos (PSC), o requerimento (062.00311.2014) havia sido encaminhado ao Executivo no dia 10 de setembro.

No ofício, a prefeitura afirma que oito médicos trabalham na unidade de saúde, com jornadas semanais entre 10 e 40 horas de trabalho (dois deles são do programa “Mais Médicos”, do governo federal). Na época do pedido de informações, Rogério Campos apontava queixas como “falta de médicos e de medicamentos”. Na resposta, o Executivo argumenta que a unidade de saúde faz mais de 12 mil atendimentos por mês.

O ofício, contudo, aponta “dificuldades” em julho deste ano, devido a férias e licenças. “Tivemos reposição de alguns médicos, mas não na totalidade. Fizemos o possível”, diz a resposta da secretaria de Saúde. O horário de funcionamento da Unidade de Saúde Monteiro Lobato é das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira. O documento também relata as circunstâncias em que a jornada normal de atendimento à população é afetada por outras atividades administrativas.

“Os médicos fazem visitas domiciliares meio período de um dia por semana, portanto nessa ocasião atendem metade do número de consultas previstas”, diz o documento. “Eles também participam de programas específicos como planejamento familiar, SISVAN e antitabaco, e nesses dias o número de consultas é reduzido, assim como no período de duas horas semanais em que os médicos participam de reuniões gerais ou reuniões de equipe para discussão de casos específicos.”

Consulta
As respostas aos pedidos de informações encontram-se no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), na primeira aba dos requerimentos (“dados gerais”), em ofícios recebidos. Também podem ser localizadas pelo site da Câmara de Curitiba, em “Pedidos de informações à prefeitura” (menu “Processo Legislativo”), de acordo com o mês em que o documento foi recebido.