Respondido pedido de informações sobre apreensões de equinos

por Assessoria Comunicação publicado 15/09/2014 10h55, última modificação 27/09/2021 09h15

Em resposta a pedido de informações encaminhado pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Curitiba disse que foram realizadas, entre janeiro e 7 de agosto de 2014, 131 apreensões de equinos em vias e logradouros públicos da cidade. Segundo o ofício da Coordenação de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o recolhimento dos animais é solicitado pela central 156 e pretende evitar acidentes de trânsito.

O documento completa que as instalações da CCZV foram projetadas para acomodar os animais de grande porte pelo prazo máximo de dez dias. Em média, quatro equinos ficam acomodados ao mesmo tempo. Quanto ao número de profissionais que atuam no órgão, são três motoristas, seis agentes de controle de zoonoses e três médicos veterinários, que atuam em rodízio de plantão.

O órgão da SMS apontou dificuldade em precisar o custo diário de cada animal, “uma vez que alguns necessitam de tratamento veterinário”. Foram listados os seguintes itens, fora as despesas com pessoal: alimentação (alfafa), equipamentos adequados para manutenção e limpeza, equipamentos de proteção individual (EPIs), água e luz.

O ofício foi encaminhado à Câmara Municipal em resposta ao requerimento 062.00244.2014. A justificativa da proposição é o projeto de lei 005.00052.2014, que pretende proibir a circulação de veículos de tração animal em Curitiba.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).