Respondido ofício sobre destinação de resíduos sólidos

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2012 13h15, última modificação 03/09/2021 11h49
Em ofício à Câmara Municipal de Curitiba, o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, prestou informações sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e sobre a destinação do lixo sólido produzido na capital. O documento foi enviado em resposta a pedido do vereador Professor Galdino (PSDB)  à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
De acordo com Jamur, o lixo de Curitiba tem oito destinos. No caso dos recicláveis, além de usina em Campo Largo, na região metropolitana da capital, há depósitos credenciados e barracões do programa Ecocidadão. O lixo orgânico é encaminhado ao Aterro Sanitário da Estre, em Fazenda Rio Grande, também na RMC, enquanto os resíduos vegetais e perigosos têm locais próprios para o envio.
O ofício também menciona o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, elaborado em agosto de 2010, por equipe técnica da SMMA. O secretário afirma que as informações do programa serão disponibilizadas ainda este ano no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir). O plano é condição para os municípios terem acesso, por exemplo, a recursos federais voltados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.