Respondidas perguntas sobre fechamento da Casa Klemtz

por Assessoria Comunicação publicado 06/02/2015 14h45, última modificação 29/09/2021 06h59
Em resposta a pedido de informações da Câmara Municipal, apresentado pelo vereador Tico Kuzma (PROS), a prefeitura disse que a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) têm interesse em utilizar a Casa Klemtz, localizada no Bosque da Fazendinha. O parlamentar apontou, em requerimento ao Executivo enviado em novembro do ano passado, o abandono e a depredação dos imóveis, onde funcionavam um museu e um liceu de ofícios.

Considerada uma unidade de interesse de preservação histórica do município, a Casa Klemtz abrigava um Liceu de Ofícios da Fundação de Ação Social (FAS). Segundo a resposta ao pedido de informações (062.00364.2014), o órgão do Executivo pediu a revogação da permissão de uso em agosto de 2014, “por desinteresse na continuidade da utilização da área”.

Kuzma justifica que a população questiona o fechamento do Museu da Casa Klemtz e solicita sua manutenção. O requerimento alerta que a local “estaria abandonado, pichado e correndo o risco de ser invadido por vândalos”. Já no documento enviado à Casa, o Executivo aponta que “de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, são feitas visitas periódicas ao imóvel e é efetuada a pintura do mesmo”.

Quanto à indagação do parlamentar sobre a segurança da unidade de preservação histórica e no Bosque da Fazendinha, o requerimento afirma que as rondas e operações para coibir o vandalismo e atos ilícitos “estão sendo intensificadas”.

Consulta
As respostas aos pedidos de informações encontram-se no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), na primeira aba do requerimento (“dados gerais”), em ofícios recebidos. Também podem ser localizadas pelo site da Câmara de Curitiba, em “Pedidos de informações à prefeitura” (menu “Processo Legislativo”).