Resíduo sólido será tema de seminário

por Assessoria Comunicação publicado 11/09/2007 17h15, última modificação 17/06/2021 09h48
Problemas gerados pelos resíduos sólidos serão discutidos em seminário na Câmara de Curitiba. O encontro será realizado no próximo dia 20, no auditório do Anexo II, a partir das 8h. Para a presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara, vereadora Roseli Isidoro (PT), organizadora do encontro, “a informação aliada à educação gera respostas surpreendentes que trazem em curto prazo os resultados desejados de desenvolvimento e equilíbrio social. E para tal, pensou-se em realizar o seminário, que, além de fortalecer pequenos, médios e grandes municípios, traga informações técnicas úteis e necessárias para desenvolver de maneira racional e sustentável os problemas gerados pelos resíduos sólidos”.
O prefeito Beto Richa, como presidente do Consórcio Metropolitano de Resíduos Sólidos, está convidado para a solenidade de abertura oficial do seminário. Os trabalhos iniciarão às 8h45, com palestra de Silvano Silvério da Costa, do Ministério do Meio Ambiente, sobre “Política nacional de resídulos sólidos – sua implementação até o momento e dignóstico atual dos programas de resíduos sólidos no Brasil e como estão sendo implementadas as novas tecnologias”. Às 9h15, Antonio Wandscheer, da Assomec, e Marilza Oliveira Dias, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, vão analisar a “Gestão integrada a partir da Lei do Consórcio Metropolitano de Resíduos Sólidos”. “Experiências na gestão, tratamento e destinação de resíduos sólidos” serão comentadas por Laety Dudas, do Programa de Desperdício Zero.
Debates
Os trabalhos serão retomados a partir das 14h, com palestra de Saint-Clair Honorato Santos, do Ministério Público, sobre “Aterro sanitário”. Às 14h30, iniciam os debates com Silvamo Silverio da Costa, Marilza Oliveira Dias, Saint-Clair, Antonio Wandescheer e André Alliana.
Segundo Roseli Isidoro, a maioria dos prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba já confirmou participação no seminário, “que proporcionará aos gestores municipais, à iniciativa privada, entidades ligadas ao meio ambiente e estudantes subsídios e informações para gerenciar e implementar programas de resíduos sólidos”.