Requerimentos de Chicarelli abordam prostituição no Rebouças

por Assessoria Comunicação publicado 06/03/2014 17h35, última modificação 22/09/2021 08h57

A prática da prostituição em alguns locais do bairro Rebouças foi alvo de requerimentos do vereador Chicarelli (PSDC). Em um dos documentos (044.02310.2014) ele pede uma ação conjunta entre a Fundação de Ação Social (FAS), por meio dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), a Secretaria Municipal de Saúde e a Guarda Municipal para proporcionar atendimento aos indivíduos que se prostituem nas ruas do bairro Rebouças.

“Trata-se de um problema antigo que deve contar com uma atenção especial por parte do poder público. O objetivo essencial é prestar ajuda humanitária às pessoas que se valem do artifício da prostituição para sobreviver, mas é claro que tais ações devem gerar benefícios também para os moradores do entorno”, disse o vereador.

Chicarelli afirma que o objetivo é orientar o grupo para a sua autoproteção. “E para que não exponham terceiros a perigos desnecessários”, complementou. Segundo ele, além da questão de saúde pública referente às atividades desenvolvidas por estas pessoas, há também o problema da segurança pública. “Moradores e comerciantes relatam desconforto e insegurança. No caso dos comércios, há o agravante de que a prática da prostituição afasta os clientes, gerando prejuízos financeiros irreparáveis”.   

A ação social proposta pode ser complementada por outras iniciativas sugeridas pelo parlamentar, como a instalação de câmeras de segurança na avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Lamenha Lins e Alferes Poli (044.02309.2014),  colocação de placas de "PROIBIDO ESTACIONAR", no mesmo local (044.02307.2014) e na avenida Iguaçu, também entre as ruas Lamenha Lins e Alferes Poli (044.02306.2014).

Para o vereador, a melhoria da iluminação pública do entorno também poderia gerar resultados positivos, como a diminuição de assaltos. “O livre trânsito de moradores e transeuntes em geral deve ser garantido, mas para isso, é necessário que haja uma iluminação eficaz”, reforçou. Ele solicita aumento na potência da iluminação desde a avenida Marechal Floriano Peixoto até a rua Brigadeiro Franco, entre as avenidas Getúlio Vargas e Sete de Setembro (044.02305.2014), na avenida Iguaçu, desde a avenida República Argentina até a rua Conselheiro Laurindo (044.02304.2014). Com o mesmo objetivo, ele também pede a colocação de postes e luminárias com vapor metálico para pedestres, com lâmpadas direcionadas para a calçada, na avenida Silva Jardim, desde a avenida República Argentina até a aua Conselheiro Laurindo (044.02301.2014).

Chicarelli também solicita a poda de árvores na avenida Presidente Getúlio Vargas entre a rua Lamenha Lins e Alferes Poli (044.02296.2014). Conforme esclareceu no documento, os galhos atrapalham a passagem a iluminação local, o que favorece a prostituição, bem como furtos e outros delitos. “O bairro Rebouças sempre foi uma das forças motrizes da economia de Curitiba, portanto, é necessário que consigamos preservar a qualidade de vida dos que moram no local, dos que ali trabalham e dos turistas que frequentarão o bairro por ocasião dos jogos da Copa”, afirmou.

Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.