Requeridas canchas de bocha e área de lazer

por Assessoria Comunicação publicado 09/09/2014 12h05, última modificação 27/09/2021 09h08

Requerimentos encaminhados pela Câmara Municipal de Curitiba à prefeitura, de maio a agosto deste ano, solicitam a implantação de canchas de bocha nos bairros Uberaba e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), além de criação de uma área de lazer no bairro Atuba. Os pedidos se fundamentam no fato de que compete ao poder público fornecer possibilidades de lazer à população, bem como estimular os idosos às práticas esportivas.

Foi requerida a construção de cancha de bocha e pista de skate no Centro de Esporte e Lazer do Uberaba (CEL Uberaba) (044.07610.2014). O pedido partiu dos usuários do espaço. Eles entendem que a instalação de uma cancha de bocha e de uma pista de skate naquela área seriam medidas que proporcionariam lazer e qualidade de vida respectivamente aos idosos e aos jovens da região.

Também foi solicitada a implantação de uma cancha de bocha na praça da Vila Luana, localizada à rua Edith Ramos Righi, no bairro CIC (044.09414.2014). A justificativa do requerimento informa que o local se encontra abandonado. “Lixo é depositado na praça que também serve como ponto de encontro de desocupados”, esclarece.

A criação de uma área de lazer no espaço dos fundos do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Boa Vista (CMEI Boa Vista), que tem acesso pelo lado do CMEI ou pela rua Cidade de Fênix, no bairro Atuba (044.05516.2014). A sugestão partiu de moradores que entendem que a medida poderá incentivar a prática de esportes. Ainda segundo a justificativa do requerimento, ações de ajardinamento e o paisagismo beneficiariam o local, inibindo a criminalidade e evitando que o espaço seja usado para descarte de lixo.

A Bocha

Acredita-se que o jogo de “bocha” tenha se desenvolvido durante a Idade Antiga e se difundido pela Europa ao longo da Idade Média. Suas regras são simples: o jogador deve lançar as bochas (bolas) por uma pista de areia de 26,50 metros de comprimento por 4 metros de largura, com o objetivo de deixá-las próximas a um bolim (de cor e proporções diferenciadas). Cabe ao adversário deixar suas bochas ainda mais próximas ao bolim, ou afastar as bochas adversárias.   

O esporte foi trazido para a América do Sul por imigrantes italianos no final do século XIX. No Brasil, seu reconhecimento enquanto esporte só se deu em 1943. Nos anos seguintes, várias agremiações se organizaram pelo país, inclusive no estado do Paraná. Muito popular em alguns bairros de Curitiba, a bocha é uma atividade física amena e, justamente em razão disso, benéfica para os idosos.    

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas).