Requerida moção de solidariedade à população civil palestina

por Assessoria Comunicação publicado 21/07/2014 12h00, última modificação 24/09/2021 10h44

Foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba, requerimento de moção de solidariedade à população civil palestina que sofre com o conflito armado na Faixa de Gaza, onde já morreram centenas de pessoas em dez dias de ofensiva israelense. O pedido será analisado, em plenário, no retorno das sessões legislativas, em agosto.

No documento (059.00007.2014), o proponente argumenta que o conflito tem raízes históricas antigas. A partir de 1948 um acordo garantiu 55% do território para Israel e 45% para a comunidade palestina, e que esta vive em condições precárias, sendo limitada até mesmo a ajuda humanitária proveniente de fora.

A proposição alerta que os palestinos estão sofrendo um verdadeiro massacre por parte do exército israelita, vitimando inúmeros idosos, mulheres e crianças. O documento pede, ainda, que seja encaminhado expediente à Embaixada de Israel e órgãos de representação palestinos, para que de modo objetivo empreendam esforços para a busca da da paz. O proponente destaca que cabe ao poder público brasileiro, em todas as esferas, atender o disposto no artigo 4° da Constituição, onde são exaltados como princípios “a defesa da paz a solução pacífica dos conflitos”.

Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas nas matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois cerca de 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.