Requerida melhoria na acessibilidade do Setor Histórico
A Câmara Municipal encaminhou requerimento ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) solicitando melhorias na acessibilidade do setor histórico da capital, constituído por edificações antigas e espaços culturais, como a Igreja de São Francisco de Paula e o Memorial de Curitiba.
O pedido é da líder do DEM, Julieta Reis. De acordo com a vereadora, a solicitação está amparada pela Lei Federal 10.098/2000, que estabelece normas e critérios básicos para a promoção da acessibilidade dos portadores de deficiência ou que têm mobilidade reduzida.
“O poder público deve, conforme a legislação, facilitar as condições de acesso e mobilidade urbana, como corolário do princípio constitucional da "Dignidade da Pessoa Humana"”, justificou Julieta Reis, que também lembrou que o setor histórico recebe um grande número de curitibanos e turistas, principalmente aos domingos, quando é realizada a feira de artesanato.
Rodoferroviária
O Legislativo também encaminhou pedidos de melhorias na acessibilidade da rodoferroviária de Curitiba e do prédio da Urbanização Curitiba (Urbs), localizado no mesmo endereço. Os requerimentos também são de Julieta Reis que, na justificativa, também citou a Lei da Acessibilidade para legitimar suas solicitações.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba