Requerida manutenção de vegetação em quatro bairros
Requerimentos encaminhados à Prefeitura de Curitiba pelos vereadores pedem limpezas e roçadas de terrenos e manutenção de árvores (poda e corte). A finalidade dos pedidos é garantir que a população não fique exposta a doenças provenientes do acúmulo de sujeira. Além disso, os requerimentos também se embasam na manutenção da segurança pública, haja vista que locais sem manutenção seriam atrativos para delinquentes.
Limpeza e roçada foram pedidos na rua Willian Walter Atkinson, na esquina com a rua José Abentin, no Vista Alegre (044.09299.2014), e na rua Gabriel Sampaio, 260, no CIC (044.09269.2014). Conforme a justificativa, a medida se faz necessária pois estaria ocorrendo acúmulo de lixo no local, com consequente proliferação de animais vetores de doença.
No mesmo sentido, outro requerimento pede a instalação de uma placa com a frase “proibido jogar lixo” em um terreno vazio localizado à rua Lia Garbacio, na esquina com a rua Jacob Boryca, no bairro Tatuquara. O local tem sido utilizado para despejo de dejetos, conforme revela o texto de justificativa (044.09313.2014).
Poda e corte de árvores
Na mesma rua Lia Garbacio, em frente ao nº 20, na esquina com a rua Jacob Boryca, no bairro Tatuquara, foi requerida poda de árvore (044.09314.2014). Conforme relatos de moradores, os galhos da árvore estão em contato com fios de alta-tensão. Já na rua Zacarias Mansur, em frente ao nº 35, no bairro São Braz, foi requerido estudo no sentido de se promover o corte de uma árvore que está ocasionando rachaduras em um muro residencial (044.09304.2014).
Podagem e revitalização de árvores foram solicitadas na rua Francisco Caron, no bairro Pilarzinho (044.08827.2014). “A aparência e a saúde da maioria das árvores podem ser melhoradas através de podagens. A poda também pode aumentar a segurança, eliminando galhos que poderiam cair e causar ferimentos a alguém ou danos às propriedades”, explica a justificativa.
Período eleitoral
Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas, como matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba