Religiosos vão receber Prêmio João Paulo II

por Assessoria Comunicação publicado 18/05/2011 18h55, última modificação 09/08/2021 14h39
Pessoas e entidades não-governamentais com destaque em atividades de apoio às causas defendidas pela Igreja Católica serão homenageados pela Câmara de Curitiba nesta quinta-feira (19), às 20h. A sessão solene de entrega do Prêmio João Paulo II será no plenário.
O padre Airton Grespan será homenageado por indicação do vereador João do Suco (PSDB). Foi ordenado diácono em 1998. Missionário do Sagrado Coração de Jesus, atuou como vigário paroquial em Juína, Mato Grosso, e como pároco no Santuário Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Curitiba. Atualmente, é vigário da Paróquia São José, em Francisco Beltrão.
Dedicação
O ex-vereador e atual secretário Especial para Assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, indica o frei Alvadi Pedro Marmentini, que se destaca na vida religiosa pela abnegação, dedicação e propagação da fé e dos elevados preceitos religiosos. Fundador do Movimento Entreajuda, atuou por 10 anos como pároco na Paróquia Nossa Senhora das Mercês. Atualmente, é reitor do Santuário São Leopoldo Mandic, na Vila Nossa Senhora da Luz.
O coral Santa Cecília será representado pela maestrina Sueli Maria Horner Raulik por indicação do vereador Tito Zeglin (PDT). O grupo foi fundado em 1939, da união dos moradores do Bigorrilho, e, em 1952, juntou-se à Paróquia Nossa Senhora das Dores (Igreja dos Passarinhos). Completando 72 anos de existência, com 46 componentes unidos pela dedicação às causas de Deus, apresentam-se em inúmeros eventos.
102 anos
O diácono Luiz José Garcia de Lima tem recomendação do vereador Zé Maria (PPS). Ao se aposentar em 1988, ingressou na Escola Diaconal São Felipe, e, em 2002, foi ordenado diácono. Atualmente, exerce o seu Ministério Diaconal na Paróquia do Divino Espírito Santo, em tempo integral.
Dom Rafael Biernaski, indicado por Felipe Braga Côrtes (PSDB), ingressou no seminário em 1968, tem graduação em Filosofia e mestrado e doutorado em Teologia Dogmática. Ordenado bispo auxiliar há um ano, é responsável pela região episcopal Centro-Oeste da Arquidiocese de Curitiba e foi eleito secretário da Presidência da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul II.
Irmã Vicência Neiva (Jair Cézar – PSDB) fez o noviciado no Rio de Janeiro e depois trabalhou em Minas Gerais, onde dirigiu  pensionato para moças. Hoje, com 102 anos e completando 70 de vida religiosa, mora no Convento das Irmãs Vicentinas, em Curitiba.
Catequista
Victor Hugo Baluta é indicado pelo vereador Julião Sobota (PSC).  É vice coordenador do Conselho Paroquial Pastoral e coordenador do Movimento de Acólitos e Coroinhas da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Desenvolve atividades como catequista, ministro da Esperança e da Eucaristia. Estudou Teologia e participou da Escola Diaconal São Felipe.