Relatora vai propor audiências públicas sobre o rodízio

por Assessoria Comunicação publicado 24/04/2008 16h50, última modificação 21/06/2021 08h26
A vereadora Roseli Isidoro (PT), integrante da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba, vai relatar projeto que prevê a adoção do programa municipal de restrição à circulação de veículos automotores. Contrária ao rodízio, Roseli diz que é preciso verificar a necessidade de Curitiba adotar ou não esta proposta. “O projeto requer estudos e análise aprofundada sobre o assunto. No momento, esta medida é desnecessária. No entanto, se nada for feito, em pouco tempo teremos que rediscutir a implantação dessa medida, daí a necessidade de estudos técnicos que propiciem alternativas para conter os congestionamentos”, diz a parlamentar.
O autor da proposta, vereador Custódio da Silva (PR), justifica seu projeto com base na experiência de São Paulo. Já para a vereadora, “são realidades diferentes na questão da malha viária, população e número de veículos em circulação. No entanto, é importante conhecer os resultados e a eficácia da medida, em vigor há 10 anos em São Paulo.” A relatora vai propor à Comissão de Urbanismo a realização de audiências públicas para ouvir a opinião da população, técnicos e entidades que atuam na área de trânsito e transporte. Só depois, afirma, emitirá parecer conclusivo sobre o projeto.
Restrição
O rodízio de veículos, conforme a proposta, objetiva restringir o tráfego na segunda-feira para veículos com dígito final 1 e 2; na terça, 3 e 4, na quarta, 5 e 6, na quinta, 7 e 8 e na sexta, 9 e 0. À medida excetuam-se ônibus e outros meios de transporte como ambulância, veículos do Corpo de Bombeiros e militares, por exemplo.