Reivindicadas medidas para trânsito seguro perto de escolas
A velocidade acima dos limites determinados pelo Código Brasileiro de Trânsito em frente às escolas é fator preocupante, de acordo com o quarto-secretário da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Jairo Marcelino (PSD). No retorno às aulas, que deve ocorrer logo após o feriado de Carnaval, “é o trânsito uma das maiores preocupações de muitos pais e dos legisladores”, enfatiza. Uma grande parte dos motoristas continua trafegando acima da velocidade de 30 quilômetros horários, que é a permitida em frente a estes estabelecimentos. Parar em fila dupla, ignorando a passagem das crianças, e a pressa de muitos motoristas podem causar sérios acidentes. “É preciso que a velocidade seja respeitada e que os motoristas redobrem atenção para a passagem de crianças nesses locais, porque elas podem passar correndo em frente ao veículo, razão pela qual estamos antecipando pedidos à administração municipal de reforço na fiscalização e revitalização da sinalização de segurança no trânsito”, alerta o vereador.
Jairo Marcelino propôs, por exemplo, a implantação de passagem elevada na Avenida Anita Garibaldi, no acesso ao Colégio Duilio Calderari, localizado na Rua José Sperancetta, bairro São Lourenço. De acordo com o parlamentar, em 2012, até o guarda municipal que fazia a orientação do trânsito foi atropelado, mesmo tendo uma lombada de pouca altura no local. A reivindicação parte, inclusive, da própria direção da escola, preocupada com o número de ocorrências e o risco de vida para crianças e outros pedestres. “A passagem elevada com a palavra "Pare" deverá constranger motoristas, indicando-os a respeitar o trânsito e a segurança no local. É o que se espera, ainda que a existência da escola não seja tão visível na avenida principal”, diz.
Dados
Dados do Ministério da Saúde destacam que seis mil crianças morrem e outras 140 mil são hospitalizadas em decorrência de acidentes no país. Estudos comprovam que 90% desses acidentes poderiam ter sido evitados com simples atitudes de prevenção.
O quarto-secretário salienta a existência do Programa Criança Segura Pedestre, que é uma parceria entre Diretran, BPTran, DER e Perkons Equipamentos Eletrônicos, em três capitais brasileiras: Recife, São Paulo e Curitiba. O programa tem como objetivo combater os alarmantes números de acidentes infanto-juvenis, principal causa de morte no Brasil na faixa etária de zero a 14 anos.
CMEI
Em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Tapajós I, na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, Hauer, também é solicitada uma travessia elevada. O vereador ainda requer uma lombada física na Rua Antonio Krainski, ao lado do Colégio Vicentino São José, Abranches. O colégio, situado na Rua padre José Joaquim Goral, 182, oferece atualmente educação infantil, ensino fundamental e médio. É intensa a movimentação de pessoas e veículos naquela área por causa da ação evangelizadora que vem acontecendo através das Manhãs de Formação para crianças e adolescentes, reuniões pedagógicas e retiros espirituais para alunos e professores. Há, segundo Jairo Marcelino, “muitos projetos pedagógicos realizados, para aproximar a família do ambiente educacional, que fazem o local ser movimentado diariamente, necessitando uma ação de segurança do trânsito urgente”.
O parlamentar também pede travessia elevada na Avenida Canadá, em frente ao Parque Bacacheri, nos mesmos moldes da existente na Avenida Paraná, para acesso a hipermercado. Conforme moradores, pais e estudantes que circulam pelo local, “são inúmeras as dificuldades que encontram para transpor a via rápida neste ponto, apesar da existência de radar. Os pedestres chegam a esperar 10 minutos para atravessar, ainda com riscos de atropelamento, diante do fluxo constante e intermitente de veículos naquela via”.
Jairo Marcelino propôs, por exemplo, a implantação de passagem elevada na Avenida Anita Garibaldi, no acesso ao Colégio Duilio Calderari, localizado na Rua José Sperancetta, bairro São Lourenço. De acordo com o parlamentar, em 2012, até o guarda municipal que fazia a orientação do trânsito foi atropelado, mesmo tendo uma lombada de pouca altura no local. A reivindicação parte, inclusive, da própria direção da escola, preocupada com o número de ocorrências e o risco de vida para crianças e outros pedestres. “A passagem elevada com a palavra "Pare" deverá constranger motoristas, indicando-os a respeitar o trânsito e a segurança no local. É o que se espera, ainda que a existência da escola não seja tão visível na avenida principal”, diz.
Dados
Dados do Ministério da Saúde destacam que seis mil crianças morrem e outras 140 mil são hospitalizadas em decorrência de acidentes no país. Estudos comprovam que 90% desses acidentes poderiam ter sido evitados com simples atitudes de prevenção.
O quarto-secretário salienta a existência do Programa Criança Segura Pedestre, que é uma parceria entre Diretran, BPTran, DER e Perkons Equipamentos Eletrônicos, em três capitais brasileiras: Recife, São Paulo e Curitiba. O programa tem como objetivo combater os alarmantes números de acidentes infanto-juvenis, principal causa de morte no Brasil na faixa etária de zero a 14 anos.
CMEI
Em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Tapajós I, na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, Hauer, também é solicitada uma travessia elevada. O vereador ainda requer uma lombada física na Rua Antonio Krainski, ao lado do Colégio Vicentino São José, Abranches. O colégio, situado na Rua padre José Joaquim Goral, 182, oferece atualmente educação infantil, ensino fundamental e médio. É intensa a movimentação de pessoas e veículos naquela área por causa da ação evangelizadora que vem acontecendo através das Manhãs de Formação para crianças e adolescentes, reuniões pedagógicas e retiros espirituais para alunos e professores. Há, segundo Jairo Marcelino, “muitos projetos pedagógicos realizados, para aproximar a família do ambiente educacional, que fazem o local ser movimentado diariamente, necessitando uma ação de segurança do trânsito urgente”.
O parlamentar também pede travessia elevada na Avenida Canadá, em frente ao Parque Bacacheri, nos mesmos moldes da existente na Avenida Paraná, para acesso a hipermercado. Conforme moradores, pais e estudantes que circulam pelo local, “são inúmeras as dificuldades que encontram para transpor a via rápida neste ponto, apesar da existência de radar. Os pedestres chegam a esperar 10 minutos para atravessar, ainda com riscos de atropelamento, diante do fluxo constante e intermitente de veículos naquela via”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba