Reitor do Cefet recebe cidadania curitibana

por Assessoria Comunicação publicado 22/09/2006 17h30, última modificação 11/06/2021 08h43
A Câmara de Curitiba realizou sessão solene, na noite desta quinta-feira (21), para homenagear o professor Éden Januário Netto, concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário. A sessão, presidida pelo vereador Jair Cézar (PTB), foi de iniciativa do ex-vereador Jônatas Pirkiel, aprovada em maio deste ano.
No início da solenidade, Pirkiel fez o discurso de abertura, destacando a trajetória pessoal e profissional de Januário, fatos marcantes, até chegar ao posto mais alto do antigo Cefet, hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que é o de reitor da instituição. “Conheci Januário no Cefet, onde acompanhei seu crescimento e iniciei minha admiração por ele, que já teve suas qualidades publicamente reconhecidas pela sociedade, como o Prêmio Bicho do Paraná”, destacou. De acordo com Pirkiel, Januário foi um dos maiores defensores da transformação do Cefet em universidade, em nome da boa educação no País.
“Há que se evidenciar todo o trabalho do homenageado em favor do ensino tecnológico do nosso Estado. Esta é a maneira de evidenciar o reconhecimento da sociedade àqueles que dão tudo de si para o sucesso de nossa juventude, na formação do caráter, cidadania e qualificação profissional”, ressaltou.
Em seguida, Pirkiel e Jair Cézar procederam a entrega do título a Éden Januário Netto, sob aplausos dos presentes, entre familiares, professores, amigos e alunos do antigo Cefet. Na tribuna, Éden cumprimentou os presentes que vieram prestigiá-lo, ressaltando em seu discurso a importância da educação e dos servidores na área para o ser humano. “É preciso ter educação pública de qualidade, quando vivemos em um país carente de oportunidades. O Cefet é uma instituição quase centenária, com profissionais altamente qualificados, pela qual é preciso muita responsabilidade na continuidade”, disse.
O homenageado completou, ainda, que o Cefet é uma instituição que nasceu curitibana e se expandiu, tornando-se a primeira universidade tecnológica brasileira, contando com mais de 18 mil alunos e 2,5 mil servidores. “Em 2007, estará presente em 11 municípios paranaenses”, garantiu Éden Januário Netto. “Quero que esta homenagem se estenda para toda a comunidade do Cefet, em agradecimento ao trabalho coletivo de milhares de servidores públicos”, destacou.
Ao final da solenidade, Everly Marques Canto, representando o prefeito Beto Richa, entregou flores à Lélia Cleide de Moura Netto, esposa do homenageado.
Presenças
Além de Jair Cézar e Jônatas Pirkiel, estavam presentes o reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Júnior; o desembargador Luiz Gonzaga Milani de Moura, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; Every Marques Canto, representando o prefeito Beto Richa; o presidente da Câmara de Santo Antônio da Platina, vereador Paulo Alcântara; o 1o Tenente Lucio Klenk, representando o Coronel Almir Porcides Júnior, do Corpo de Bombeiros, e o vereador Paulo Frote, que estudou no Cefet, além de outras autoridades não nominadas.
Biografia
Eden Januário Netto nasceu em Santo Antônio da Platina, vindo para Curitiba para cursar Engenharia Industrial Eletrônica, no Cefet. Mais tarde, fez mestrado e doutorado em engenharia elétrica na área de automação, na Unicamp e nos Estados Unidos, respectivamente, além de cursos complementares de curta duração.
No Cefet, foi coordenador do núcleo de Engenharia Hospitalar, Engenharia Industrial Elétrica, assistente do diretor de Relações Empresariais e diretor de Relações Empresariais. Durante a carreira, ganhou prêmios importantes, entre eles o Bicho do Paraná, em 1991, da Rede Paranaense de Televisão. Ministrou aulas no curso técnico de Eletrônica, de Engenharia Industrial Elétrica e de mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial. Também desenvolveu vários protótipos para empresas, coordenou convênios, orientou sete teses de mestrado em Engenharia Biomédica e outros sete projetos tecnológicos. Apresentou e publicou trabalhos nacionais e internacionais, além de participar de diversas outras atividades acadêmicas, profissionais e técnicas.