Reitor da UFPR propõe parceria com o município

por Assessoria Comunicação publicado 25/03/2009 18h50, última modificação 23/06/2021 09h28
Os cidadãos curitibanos, alunos e empresas poderão ser beneficiados com a ampliação de parcerias firmadas entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a prefeitura e a Câmara de Curitiba. A proposta foi exposta no plenário do Legislativo, nesta quarta-feira (25), pelo reitor Zaki Akel, a convite do vereador Omar Sabbag Filho (PSDB). Também acompanhou a visita o vice-reitor da universidade, Rogério Mulinari.
Na tribuna, o parlamentar saudou o convidado, lembrando que já fez parte da equipe, quando, como engenheiro, lecionou e foi coordenador no Departamento de Hidráulica e Saneamento do setor de tecnologia do curso de engenharia civil, com ênfase em estruturação sanitária das cidades. Em nome dos demais vereadores, Sabbag informou serem os parlamentares solidários às iniciativas da UFPR.
A instituição foi detalhada pelo reitor no horário da tribuna livre. Foram enfatizadas as parcerias firmadas na área da saúde, com os hospitais de Clínicas, do Trabalhador e Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que oferecem quase mil leitos, além de 688 convênios firmados. Há, ainda, parceria com centro de línguas, empresas juniores e entidades tecnológicas, além de projetos em desenvolvimento. Para Zaki Akel, a principal meta da gestão é o foco nas pessoas. “Assim como esta Casa orgulha Curitiba, a UFPR tenta fazer o melhor para orgulhar o Paraná”, disse.
A intenção de Akel, em benefício da municipalidade, é cooperar na formulação de projetos de lei, debater temas da atualidade, participar de comissões e comitês, na consecução de serviços diretos à população, execução de convênios e elaboração de estudos e projetos técnico-científicos. A inclusão social e a excelência acadêmica também deverão ser aperfeiçoados, segundo o reitor, que destacou que a universidade foi a primeira a implantar o sistema de cotas do Brasil. Este ano, as metas são voltadas ao combate à evasão escolar, à repetência e à qualidade de ensino, quando devem ser oferecidas mais de 3,4 mil bolsas acadêmicas. “É uma grande honra e enorme responsabilidade comandar a instituição, que está entre as cinco melhores do sistema federal de ensino brasileiro”, afirmou Akel, sugerindo a parceria entre os vereadores, a universidade e a municipalidade, rumo aos 100 anos da UFPR.
São propostas que, segundo os próprios vereadores, “casam” com as ideias de aperfeiçoar o Legislativo com estudos técnicos e aprimoramento dos assuntos mais complexos tratados nas comissões permanentes. Para o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), que falou em nome de Beto Richa, “a UFPR é e deverá sempre ser referência de ensino no País e no mundo, além de ser a primeira instituição de ensino superior do Brasil, A Câmara apoia as iniciativas ligadas à UFPR, assim como, todos os anos, destina parte do orçamento ao Hospital de Clínicas e ao Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral.”
Números
A UFPR possui mais de 32 mil alunos na graduação e pós-graduação, 2,2 mil professores, 6.075 servidores técnico-administrativos, 5,2 mil vagas no vestibular, 67 cursos de graduação, 61 especializações, 53 mestrados, 36 doutorados, 281 cursos de extensão e 15 bibliotecas com grande acervo.