Reitor da PUCPR recebe cidadania honorária de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 23/06/2016 13h20, última modificação 07/10/2021 09h22

Em sessão solene nesta quarta-feira (22), a Câmara Municipal concedeu o título de cidadão honorário de Curitiba ao reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professor doutor Waldemiro Gremski. A honraria, proposta pelo vereador Tito Zeglin (PDT), foi aprovada pelo Legislativo em agosto de 2014 (leia mais) e deu origem à lei municipal 14.498/2014.

Na tribuna, Tito Zeglin destacou a trajetória de Gremski. Segundo ele, o merecimento pelo título não vem apenas dos serviços prestados à comunidade, mas também da sua sólida formação profissional. O homenageado nasceu em 1945, em Serrinha, que na época pertencia ao município da Lapa, região metropolitana de Curitiba.

Aos 11 anos ingressou no Seminário São Vicente, em Araucária, mas sua formação acadêmica tomou outro rumo: em 1969, recebeu o diploma de graduação em História Natural pela PUC. Ele tem pós-doutorados pelas universidades de Estocolmo (Suécia), em 1978; e de Connecticut (EUA), 1985 e 1989; e pelo Instituto de Pesquisa sobre o Câncer Ludwig (Ludwig Institute for Cancer Research), em 1997.

Antes de ser reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski atuou como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 1998 e 2002; e diretor do Departamento de Projetos Especiais e Qualificação de Ensino Superior (Depem) da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC), entre 2003 e 2004.

De acordo com Zeglin, a concessão do título significa compartilhar com os cidadãos locais as responsabilidades em relação ao futuro comum da cidade que presta a honraria. “O título de cidadão honorífico traz consigo não apenas o aspecto formal da homenagem, traduzido no pergaminho entregue hoje, mas também no sentido de outorgar os vínculos e responsabilidades que se aproximam, para permitir ações comuns de cooperação, em todos os níveis da atividade humana”, disse.

Já como cidadão honorário de Curitiba, Waldemiro Gremski agradeceu a honraria recebida na Câmara Municipal. “É seguramente um momento marcante em todos os sentidos e que traz entalhada uma alta dose de emoção. Talvez a mais marcante da minha vida”, declarou. O homenageado confessou ter refletido sobre seu merecimento para receber o título.

“Apesar da minha convicção pessoal de que, durante toda a minha vida, sempre dediquei o melhor de mim em tudo que fiz, confesso que, mesmo assim, surgiram dúvidas no meu horizonte, considerando a dignidade que emana do título”, disse.
 
A solenidade foi conduzida pelo vereador Paulo Rink (PR). Também estiveram presentes na sessão os vereadores Jorge Bernardi (Rede) e Paulo Salamuni (PV); o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o cônsul geral da Polônia, Marek Makowski; o presidente do Grupo Marista, Irmão Delcio Afonso Balestrin; o vice-reitor da PUCPR, Paulo Otávio Mussi Augusto; e o presidente da Associação dos Amigos do HC, Euclides Scalco. Durante a homenagem, houve apresentação do Quinteto de Cordas da PUCPR.