Regulamentação da profissão de motoboy está próxima
Realizado nas dependências do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba, o Seminário sobre a Regulamentação da Profissão de Moto Frete reuniu importantes autoridades do trânsito, vereadores, empresários do setor e motoboys interessados em debater o projeto de autoria dos vereadores Mario Celso Cunha (PSDB) e Felipe Braga Côrtes (PMDB).
Estiveram presentes o coronel Gilberto Foltran (Urbs e Diretran), tenente-coronel Irineu Osíres Cunha (comandante do BPTran), Marcelo Almeida (diretor-geral do Detran/PR), Marcelo Araujo (advogado especialista em trânsito), Fernando Klein e Luis Carlos (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná), Tito Mori (presidente Sindicato dos Trabalhadores com Motocicletas – Sindramotos) e representantes da categoria dos motoboys.
Mario Celso fez questão de ressaltar que o projeto trata apenas da regulamentação do moto-frete, ou seja transporte de cargas e documentos. O vereador afirmou que é totalmente contra o transporte de passageiros por motos. Ele disse: “não vamos aceitar nunca o serviço de mototáxi, pois este serviço é de risco, ineficiente e não serve para uma cidade como Curitiba, que tem o melhor serviço de transporte individual do Brasil. O serviço de táxi de Curitiba é padrão máximo de qualidade e não permite de forma alguma uma interferência de outros setores. Mototáxi nem pensar. Somos totalmente contra isso”.
O vereador Felipe Braga Côrtes deu um prazo de 20 dias para recebimento de sugestões e propostas de alterações, declarando que “nossa idéia é fazer uma lei que seja bem recebida por todos os envolvidos, beneficiando o sistema, organizando e disciplinando um serviço que é crescente e necessário”.
Curitiba tem hoje uma frota de 65.585 motos, podendo chegar a 80 mil se for considerada a frota de scooters e motonetas. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 2.940 acidentes com motos – um acidente para cada 22 motos, com a triste marca de 19 mortes. Maiores informações sobre o projeto de lei que está em discussão podem ser obtidos pelos telefones 3350-4508 e 3350-4511 (gabinete do vereador Felipe Braga Côrtes) e 3350-4543 e 3350-4546 (gabinete do vereador Mario Celso Cunha).
Estiveram presentes o coronel Gilberto Foltran (Urbs e Diretran), tenente-coronel Irineu Osíres Cunha (comandante do BPTran), Marcelo Almeida (diretor-geral do Detran/PR), Marcelo Araujo (advogado especialista em trânsito), Fernando Klein e Luis Carlos (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná), Tito Mori (presidente Sindicato dos Trabalhadores com Motocicletas – Sindramotos) e representantes da categoria dos motoboys.
Mario Celso fez questão de ressaltar que o projeto trata apenas da regulamentação do moto-frete, ou seja transporte de cargas e documentos. O vereador afirmou que é totalmente contra o transporte de passageiros por motos. Ele disse: “não vamos aceitar nunca o serviço de mototáxi, pois este serviço é de risco, ineficiente e não serve para uma cidade como Curitiba, que tem o melhor serviço de transporte individual do Brasil. O serviço de táxi de Curitiba é padrão máximo de qualidade e não permite de forma alguma uma interferência de outros setores. Mototáxi nem pensar. Somos totalmente contra isso”.
O vereador Felipe Braga Côrtes deu um prazo de 20 dias para recebimento de sugestões e propostas de alterações, declarando que “nossa idéia é fazer uma lei que seja bem recebida por todos os envolvidos, beneficiando o sistema, organizando e disciplinando um serviço que é crescente e necessário”.
Curitiba tem hoje uma frota de 65.585 motos, podendo chegar a 80 mil se for considerada a frota de scooters e motonetas. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 2.940 acidentes com motos – um acidente para cada 22 motos, com a triste marca de 19 mortes. Maiores informações sobre o projeto de lei que está em discussão podem ser obtidos pelos telefones 3350-4508 e 3350-4511 (gabinete do vereador Felipe Braga Côrtes) e 3350-4543 e 3350-4546 (gabinete do vereador Mario Celso Cunha).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba