Refugiados em Curitiba, ciclopatrulha e mais notas do dia 16 de março
SISMUC
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma (PROS), e a vereadora Professora Josete (PT), receberam na manhã desta terça-feira a diretoria do SISMUC, que foi reeleita em 2021 e tomou posse em dezembro. Os diretores expuseram a pauta de reivindicações para este ano, em especial com temas referentes à reforma previdenciária do funcionalismo público da capital, aprovada ano passado, e como essas mudanças podem impactar nas carreiras dos servidores municipais. Kuzma explicou que a CMC está à disposição do sindicato para fazer a ponte entre as reivindicações e o poder executivo.
Refugiados em Curitiba
No próximo dia 31 de março, a pedido da Comissão de Direitos Humanos, a CMC realizará uma audiência pública para debater as políticas públicas da capital do Paraná para os imigrantes e refugiados (421.00002.2022). O presidente da comissão é o Jornalista Márcio Barros (PSD) e o requerimento prevê falas dos representantes dos imigrantes haitianos, africanos, venezuelanos e sírios, além da Pastoral do Migrante e outras instituições da sociedade civil.
Audiência pública
Por solicitação do vereador Dalton Borba (PDT), a Câmara de Curitiba realizará uma audiência pública, no dia 28 de abril, para discutir a autogestão em moradia (407.00003.2022). O parlamentar argumenta que é urgente uma mudança nas políticas habitacionais da capital, ainda mais depois de a Cohab responder ao mandato que o último levantamento sobre deficit na área é de 2010 “e já se aproximava de 50 mil moradias”. “Isso nos preocupa, pois nos últimos 12 anos a situação do país piorou bastante”, afirmou.
Embaixador do Japão
Até esta quarta-feira, o novo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, está visitando a cidade de Curitiba. O anúncio foi feito, em plenário, pelo vereador Nori Seto (PP). A autoridade japonesa visitou a Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira e a Câmara de Comércio Brasil-Japão em Curitiba, teve agenda na residência do cônsul e, hoje, visitou o prefeito Rafael Greca. “O objetivo é fortalecer a amizade e as relações bilaterais entre os países”, adiantou Seto.
Lançamento de livro
“Quem era jovem nos anos 1980 lembra da explosão do rock no Brasil. Ontem eu recebi no gabinete a visita do André Molina, que lançou um livro sobre o Kadu Lambach, curitibano, que foi um dos primeiros músicos da banda Legião Urbana". “Às vezes a gente esquece dos curitibanos envolvidos nessa história [do rock nacional]”, comentou o vereador, destacando que a obra “Música urbana, o início de uma legião” está disponível para compra pela internet em www.eduardoparana.com.br.
Falta de manutenção
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) anunciou ao plenário que a Comissão de Direitos Humanos, Segurança Pública e Defesa da Cidadania pediu à Prefeitura de Curitiba que agilize a manutenção das bicicletas utilizadas pela ciclopatrulha da Guarda Municipal (GM). “A manutenção é fundamental para melhorar o atendimento da população”, disse, acrescentando que ele e o Professor Euler (PSD) têm recebido essa demanda da GM.
Bebida nas ruas
Alexandre Leprevost (Solidariedade) criticou duramente, em plenário, que pessoas estejam recebendo multas de até R$ 5 mil por estarem consumindo bebida alcóolica na calçada. “Recebi essa denúncia que uma estagiária, tomando uma latinha de cerveja, foi multada em R$ 5 mil. Onde já se viu? A Câmara e a Secretaria Municipal da Saúde estão trabalhando nisso, para que a gente evolua em uma regulamentação, mas é uma construção. Não é possível que, enquanto isso, aconteçam essas multas abusivas”, reclamou.
Abastecimento no Bairro Alto
Em pedido de informação direcionado à Sanepar, Hernani (PSB) quer saber se a companhia foi informada, e tomou providências, sobre o cheiro forte na água entregue aos moradores do Bairro Alto (074.00005.2022). “Qual evento ocasionou o mau cheiro? Foi resolvido? Moradores que foram afetados por este problema podem acionar a Sanepar para realização de limpeza de caixa d´água sem custos?”, questiona.
Maé da Cuíca
Destacando a importância para a música e para a população negra de Curitiba da figura do sambista Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, a vereadora Carol Dartora (PT) faz várias perguntas à Prefeitura de Curitiba (062.00169.2022). Ela quer saber se há registro da produção do músico, planos para monumentos em sua homenagem, materiais informativos sobre a trajetória do Maé da Cuíca e projeto para preservação da residência dele, no Jardim Botânico.
Enchentes em Curitiba
Quem pode acionar a Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) após a ocorrência de chuvas fortes em Curitiba? Como a Cosedi atua em caso de enchentes e como as pessoas vítimas disso podem buscar atendimento da Prefeitura de Curitiba? Essas e outras perguntas sobre o atendimento de emergência constam em pedido de informação da vereadora Carol Dartora (PT) enviado hoje ao Executivo (062.00170.2022).
Professor Euler (PSD) registrou quatro novos pedidos de informação à Prefeitura de Curitiba. Ele questiona se as Unidades Básicas de Saúde estão qualificadas para realizar atendimentos de emergência (062.00171.2022), quais são os critérios para as mulheres em medida protetiva terem acesso ao dispositivo do botão de pânico (062.00173.2022) e como se dá a disponibilização de tutores às crianças autistas ou com deficiência na rede pública (062.00174.2022). Também faz várias perguntas sobre os ônibus, a rotina de limpeza e quais linhas foram desativadas recentemente (062.00172.2022).
Eventos partidários
Em plenário, Nori Seto (PP) e Márcio Barros (PSD) anunciaram que seus partidos fizeram eventos para receber novos filiados, dentro da janela de mudança partidária que vai até o início de abril. “No PP, tivemos a filiação de Cristiane Yared, Pedro Lupion, Evandro Roman, coronel Malucelli, Wanderlei Silva, Gisele Miró e da ex-vereadora Julieta Reis”, anunciou Seto. No PSD, as filiações foram do delegado Bradock, bispo Alexandre Mendes, Luísa Canziani e Leandre Dal Ponte.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba