Reforma Protestante será celebrada na Câmara de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 30/10/2023 07h40, última modificação 30/10/2023 07h42
Solenidade marca os 506 anos da reforma religiosa mobilizada por Martinho Lutero.
Reforma Protestante será celebrada na Câmara de Curitiba

Da atuação de Martinho Lutero, surgiu o protestantismo. No Brasil, os herdeiros da reforma protestante são luteranos e presbiterianos. (Foto: Canva)

Amanhã, terça-feira (31), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene em comemoração aos 506 anos da Reforma Protestante, movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI, por meio de Martinho Lutero, um monge católico. A solenidade será às 19 horas, direto do auditório do Anexo 2 do Legislativo. Haverá transmissão pelas redes sociais.

A iniciativa da sessão solene é do vereador Rodrigo Reis (União), conforme requerimento aprovado pelo plenário da CMC em 18 de outubro (061.00070.2023). Na justificativa para agendar a solenidade, Reis explica que a atuação de Lutero, que estava insatisfeito com práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica, “teve como ponto de partida a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo” – do ano de 1517, a Reforma Protestante também é conhecida como Reforma Europeia. “Da atuação de Lutero, surgiu o protestantismo”, emenda o vereador.

Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências [por exemplo, os dízimos feitos pelos fiéis eram cobrados pela Igreja Católica em troca do perdão de seus pecados]”, completou Rodrigo Reis. Da atuação do monge, surgiu o protestantismo, vertente do cristianismo que rompeu com a Igreja Católica. No Brasil, os herdeiros da Reforma Protestante são luteranos e presbiterianos.

São esperadas as participações de vereadores e outras autoridades, além de representantes da Igreja Presbiteriana. Durante a sessão solene, serão feitas homenagens. A solenidade será nesta terça, às 19h, no auditório do Anexo 2 do Legislativo (acesso pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

Quando a Câmara promove as sessões solenes?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela
lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

As solenidades serão transmitidas pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.