Reforma da Previdência é tema de audiência pública nesta quinta

por Assessoria Comunicação publicado 21/05/2019 09h05, última modificação 05/11/2021 10h23

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sedia uma audiência pública nesta quinta-feira (23), a partir das 14 horas, para discutir os impactos da reforma da Previdência - a proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que tramita em comissão especial da Câmara Federal. Aberto à população, o evento é uma iniciativa de Professora Josete (PT) e será realizado no auditório do Anexo II (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).

A atividade recebeu o aval dos demais vereadores, na sessão plenária de 8 de maio (407.00013.2019). Contrária às alterações, Josete diz que o debate é “fundamental” porque a PEC “afetará diretamente a vida de milhões de brasileiros”. “[A proposta] está copiando o Chile, que hoje tem seus idosos em situação de indigência, porque transformou o sistema solidário em um sistema de capitalização, à mercê do mercado. Hoje os idosos do Chile ganham 30% de um salário mínimo”, discursou a vereadora, por exemplo, no final de março.

Dentre outros convidados, devem participar da discussão a advogada trabalhista e ex-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves; o economista Sandro Silva, supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (Dieese-PR); e o advogado Ludimar Rafanhim, especialista em Direito Previdenciário. O nome dos representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Comitê Paranaense “Quero me Aposentar” não estão confirmados.