Reforço na sinalização pode evitar acidentes

por Assessoria Comunicação publicado 23/11/2006 18h30, última modificação 14/06/2021 10h13
“Curitiba é uma grande aglomeração urbana, resultado do intenso crescimento da população. Conseqüentemente, os acidentes de trânsito representam um dos mais significativos fatores de insegurança no cotidiano da comunidade”, analisa o vereador Valdenir Dias (PMDB), ao comentar projeto de sua autoria que determina a colocação de placas e faixas nos pontos onde há ocorrência maior de acidentes e atropelamentos. A idéia é alertar pedestres e motoristas. A medida, em análise pelas comissões permanentes da Câmara de Curitiba, deve reduzir a violência no trânsito.
Segundo o parlamentar, ao ser identificado o ponto crítico, o local deverá ser sinalizado em caráter permanente, com frases de efeito que chamem a atenção da população, alertando sobre o perigo de acidentes. A sinalização deverá ser visível e iluminada, possibilitando a identificação prévia.
Pesquisa
Em 2003, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) divulgaram os resultados de estudo intitulado “Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas aglomerações urbanas brasileiras”. O documento mostra que os acidentes de trânsito custaram, em 2001, R$ 3,6 bilhões, a preços de abril de 2003, para as 49 aglomerações urbanas no Brasil, dentre as quais Curitiba. “Vale ressaltar que 62% da frota nacional de veículos estão concentrados nas 49 aglomerações urbanas brasileiras.”
"Além do custo econômico há o humano", justifica o vereador, acrescentando que a dor e o sofrimento produzidos são comparáveis aos decorrentes de guerra civil.”