Redução de carga horária de disciplinas no ensino médio é debatida na CMC
Para o professor Jair Mario Gabardo Junior, a instrução normativa da SEED para diminuir a carga horária das três disciplinas de humanidades representa um retrocesso nos avanços educacionais dos últimos anos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A redução da carga horária das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia na grade curricular do ensino médio do Paraná, de duas para uma aula por semana, foi debatida na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desta quarta-feira (12). A convite de Carol Dartora (PT), o presidente da Associação do Professorado de Arte do Paraná (APROAP), Jair Mario Gabardo Junior, apresentou aos vereadores os impactos da medida para a comunidade escolar. A fala ocorreu no final da sessão plenária, que foi transmitida pelas redes sociais e está disponível no canal do YouTube do Legislativo.
Graduado em Dança pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná) e doutorando em Educação na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Jair Gabardo Junior é professor na rede pública estadual de ensino, contratado por PSS (processo seletivo simplificado). Ao plenário, ele afirmou que a instrução normativa da SEED (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) para diminuir a carga horária das três disciplinas de humanidades representa um retrocesso nos avanços educacionais dos últimos anos.
O presidente da APROAP defendeu que Arte, Filosofia e Sociologia são disciplinas necessárias para a formação cultural e o desenvolvimento individual dos alunos. Ao diminuir o número de aulas por semana, os estudantes das escolas públicas do Paraná, “passam a ter reduzida a possibilidade de experimentação e experiência” que essas disciplinas “privilegiam em suas esferas educativas”. “Redução de saber não é o ideário da educação e isso não somos só nós que falamos”, disse, ao considerar “pouco substancial” o argumento da SEED para diminuir a carga horária dessas disciplinas “para a inclusão de outras disciplinas como educação financeira, para a adequação da base nacional comum curricular”.
Ainda segundo Jair Gabardo Júnior, a redução da carga horária dificulta não só a aplicação de um plano pedagógico, como torna “o trabalho impraticável”, principalmente com o aumento do número de turmas e escolas, e com aulas sendo ministradas em ambiente digital, em função da pandemia da covid-19. Ele citou como exemplo sua própria rotina como docente que, “com o rateio das aulas”, agora só tem quatro turmas por semana. “Como um professor sobrevive dando apenas quatro aulas semanais? Eu estou com apenas quatro aulas e estou em duas escolas diferentes, com dois projetos pedagógicos diferentes.”
A mudança na grade curricular do ensino médio, complementou o professor, teria sido “arbitrária” porque não passou por consulta à comunidade escolar. Aos vereadores, Jair Gabardo Junior solicitou a apresentação de uma moção de apoio às escolas, professores e alunos do ensino médio da rede estadual de ensino à elaboração de grade “de saberes comuns e não hierárquicos” cujos componentes curriculares de Artes, Filosofia e Sociologia façam parte de uma carga horária coerente com as demandas epistemológicas e pedagógicas.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
Clique aqui para consultar todos os temas já abordados na Tribuna Livre em 2021.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba