Rede Feminina de Combate ao Câncer completa 55 anos

por Assessoria Comunicação publicado 19/03/2009 18h35, última modificação 23/06/2021 09h21
Atendendo proposição do vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a Câmara de Curitiba realizou, na noite desta quarta-feira (18), sessão solene para comemorar os 55 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer. A cerimônia, presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Tito Zeglin (PDT), contou com a presença de autoridades, familiares, médicos, enfermeiros, colaboradores e voluntárias da instituição.
Em seu pronunciamento, Braga Côrtes lembrou a história do Hospital Erasto Gaertner, destacando que tudo começou com o sonho do médico e professor que empresta o nome à entidade. Falou, ainda, da tenacidade de sua mulher, Anita, companheira de coragem e espírito forte, que compartilhava o ideal de construir uma casa de apoio para os doentes. O projeto cresceu e 18 anos depois, junto com as voluntárias, chamadas “anjos de rosa”, viram concluído o hospital, que, hoje, é referência nacional no tratamento de câncer.
Recursos
Nem os poucos recursos desanimaram as voluntárias, que continuaram a trabalhar e chegam, atualmente, a 400, atuando no apoio emocional, ambulatório, consultas e tratamento quimioterápico, acompanhamento de pacientes, distribuição de roupas, alimentos, aulas de arte, entre outras atividades. Felipe Braga Côrtes ainda ressaltou o atendimento na Casa de Apoio São Félix, no Guabirotuba. “Homenageamos, com esta solenidade, a paciência e dedicação de médicos, enfermeiros e voluntários. O calor humano é a melhor terapia que se pode oferecer para a cura dos corações sofridos e sem esperança”, finalizou.
A presidente da rede, Janice Gastaldon, usou a tribuna para agradecer o carinho dos vereadores e a Câmara Municipal pela ajuda à instituição. Enfatizou o trabalho das voluntárias, tanto de prevenção, com palestras em escolas, como de assistência dentro do hospital. “Somente com muito amor podemos nos doar e dar dignidade aos doentes”, disse.
Claudiane Minari, diretora da Hospital Erasto Gaertner, também agradeceu aos parlamentares e enfatizou que a rede transformou o sonho dos hospital em realidade. “Com o afeto das integrantes, o hospital pode desenvolver seu trabalho.” A cerimônia foi abrilhantada pelo coral La vie en rose.