Recursos hídricos serão tema de curso na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 14/11/2006 17h15, última modificação 14/06/2021 09h38
Capacitar lideranças comunitárias, sindicais e ambientalistas sobre a gestão integrada de recursos hídricos, conscientizando-as para o exercício da cidadania pela água e a conseqüente melhoria da qualidade de vida. Esse é o objetivo de curso de capacitação sobre recursos hídricos, que acontecerá nos próximos dias 22, 23 e 24, no Anexo II da Câmara de Curitiba. Proposto pelo Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental (Cedea) e o vereador Aladim Luciano (PV), o evento conta com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Sindicato dos Servidores Públicos da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e afins (Sindseab).
"O evento integra o calendário em comemoração aos 18 anos do Cedea e ao Dia do Rio, 24 de novembro", afirma Aladim. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 pelos telefones 3333.3864, 3253.6328 e 3350.4628, ou pelo site www.aladimluciano.com.br.
Programação
A abertura do evento será dia 22, às 8h30. "Aspectos legais da gestão de recursos hídricos no âmbito federal, Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e instrumentos hídricos" será o tema da primeira palestra, que iniciará às 9h20 e será ministrada por Anna Carolina de Barros (Cedea) e Angelita Czezacki Kravitschke (Ação Popular dos Campos Gerais - Apong e Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERH). Às 10h45, haverá o intervalo e, logo em seguida, às 11h, o palestrante Mauro Pereira falará sobre "Bases do plano nacional de recursos hídricos, caraterísticas das regiões hidrográficas brasileiras". Às 13h30, será proferida a palestra "Comparações entre as políticas nacionais e de meio ambiente e as de recursos hídricos”, ministrada por Luciano Meneses Cardoso da Silva (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - ANA/MMA) e Marco Alexandro Silva André (Secretaria de Recursos Hídricos - SRH). Na seqüência, será realizada dinâmica de grupo e apresentação e discussão dos temas abordados. Às 17h30, conclusões e resumos dos temas no dia.
O segundo dia de curso (23) iniciará com a palestra "Aspectos chaves da legislação estadual de recursos hídricos do Paraná, ministrada por Marianna Sophie Rooda (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - Suderhsa). Às 9h30, Carla Mittelstaedt (Suderhsa) falará sobre a "Construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos". Após o intervalo, às 10h45, o tema "A saúde do rio, classificação, enquadramento, solo, água e florestas, mata ciliar”, será ministrado por José Adailton Caetano (Cedea e Instituto Ambiental do Paraná - IAP) e Newton Sponholz (Cedea). Às 13h30, representantes do Comitê de Bacia do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira falarão sobre o "Plano da Bacia Alto Iguaçu e afluentes do Alto Ribeira". Também haverá dinâmica de grupo e, no final do dia, serão apresentados os temas abordados neste trabalho.
Dia 24, às 8h30, Paulo César Medeiros (Cedea), representantes da Sanepar e da Suderhsa falarão sobre "A Bacia do Alto Iguaçu e afluentes do Alto Ribeira, situação atual, gestão integrada de bacias hidrográficas, aqüíferos, uso do solo, usos múltiplos da água, o Karst e Dia do Rio”. Às 11h15, haverá a palestra "A gestão de resíduos sólidos e o impacto sobre os cursos d água na Bacia do Alto Iguaçu e Alto Ribeira”. Às 13h30, Rafael Filippin (Liga Ambiental), Rubens Sundin Pereira (Cedea) e Pedro Guimarães Rodrigues (União Entidades Ambientalistas do Paraná - Uneap Litoral) ministrarão a palestra "Experiências comunitárias na gestão dos recursos hídricos e em comitês de bacia". Às 16h, haverá a revisão de todos os temas discutidos durante o curso e apresentação dos resultados do evento.