Reconhecido trabalho de comunicadores e historiadores

por Assessoria Comunicação publicado 07/05/2012 17h40, última modificação 02/09/2021 07h57
Jornalistas, radialistas, comentaristas, cineastas e demais profissionais da área de comunicação foram homenageados na última sexta-feira (4), na Câmara de Curitiba, com o prêmio Colunista Dino Almeida 2012. Na mesma ocasião, sete historiadores receberam o prêmio Amigo da História. A solenidade, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador João Luiz Cordeiro (PSDB), atendeu indicações de diversos parlamentares.
Ao fazer a saudação, o vereador Jair Cézar (PSDB) destacou a história e a trajetória do jornalista falecido Dino Almeida, que deu nome a uma das honrarias. “Sempre desenvolveu trabalho social importante para a cidade”, afirmou. O parlamentar também enfatizou, em seu pronunciamento, o trabalho da imprensa e dos historiadores.
Aos profissionais da imprensa homenageados nesta ano, Cézar parabenizou cada um, já que destacaram em publicações que defenderam idosos, desamparados, menores abandonados ou que divulgaram trabalhos de prevenção de drogas ou de ambientes familiares carentes, ente outros.
Prosseguindo, o parlamentar lembrou que a história registra o DNA de um povo e através dela compara com o presente e, de certa forma, pode-se prever o futuro. “Ela nos leva para longe ou traz para o presente fatos que ficaram lá muito distante”, ressaltou. Lembrou as histórias de infância e dos personagens que fizeram parte da vida das crianças.
Amigos da História
Foram agraciados com a honraria Laurentino Gomes, indicado pelo vereador Pedro Paulo (PT); Ana Paula Vosne Martins, por Jair Cézar; Elena Camargo Shizuno, por Jorge Yamawaki (PSDB); Jenny Maestri Frank, por Denilson Pires (DEM); Juceli Collatusso de Souza, por Dona Lourdes (PSB); Key Imaguire Junior, por Julieta Reis (DEM), e Vilma Tissot Bastos, por Zé Maria (PPS).
Receberam o Prêmio Dino Almeida o jornalista Armindo Humberto Berri, indicado pela vereadora Dona Lourdes; Augustinho Pasko (Guto Pasko), por Jorge Yamawaki; Dinah Ribas Pinheiro, por Julieta Reis; Jorge Farias, por Juliano Borghetti (PP); Luiz Fernando Fedeger, por João Cláudio Derosso (PSDB); Solange Berezuk, por Jair Cézar, e Thaís Camargo Kuczmarski Rocha, por João Luiz Cordeiro.
Agradecimento
O cineasta Guto Pasko agradeceu aos parlamentares a iniciativa em nome de todos os agraciados, externando sua emoção e satisfação pelo recebimento da honraria. Falou da importância do trabalho dos historiadores que possuem a missão do resgate da memória. Ressaltou que o comunicador também trabalha com o tema e disse que em nosso país se conhece muito pouco da história. “Essas duas áreas disseminam conhecimento e têm poder de transformar”, destacou Pasko. Concluiu afirmando que é pelo conhecimento que se transforma uma sociedade e que a iniciativa do Legislativo motiva as pessoas a desenvolverem um bom trabalho.
Compondo a mesa estavam a diretora do departamento fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Maria José Ripol Serenato; o ex-vereador Dino Almeida Júnior, e os vereadores Julieta Reis, Jair Cézar, Dona Lourdes e Jorge Yamawaki.