Reconhecido o trabalho do professor Osny Dacol

por Assessoria Comunicação publicado 15/03/2007 18h20, última modificação 15/06/2021 09h42
“Hoje, venho a essa tribuna para falar de um dos mais brilhantes professores que o Paraná possuiu e que dedicou parte de sua vida à educação.” A afirmação é da vereadora Julieta Reis (PSB), em sessão plenária nesta semana, na Câmara de Curitiba, ao defender projeto que denomina de professor Osny Dacol uma dos Centros  Municipais de Educação Infantil (CMEIS), da rede municipal de ensino.
O homenageado nasceu em Caçador (SC). Aos 14 anos,  veio para Curitiba para estudar. Iniciou no magistério em 1953, lecionando a disciplina de matemática no Colégio Estadual do Paraná. Quinze anos depois, assumiu a direção da instituição, permanecendo no cargo por 14 anos.
O professor integrou, ainda,  o Núcleo de Estudos e Difusão da Matemática, que foi responsável pela publicação de oito livros sobre o ensino moderno da matemática.
“O professor fez do Colégio Estadual modelo de ensino na cidade. Durante muito tempo, a instituição passou a ser referência para os vestibulandos, quando ainda não existiam os cursinhos pré-vestibular”, lembrou Julieta.
UFPR
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR),  Dacol atuou por 33 anos, sendo 16 dedicados à parte administrativa, no Departamento de Matemática e no Setor de Ciências Exatas. Foi um dos fundadores da Faculdade de Administração e Economia (FAE) e integrou a direção financeira da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), além de trabalhar em uma empresa familiar que atuava no ramo de cálculo.