Reconhecidas ações de diferentes segmentos

por Assessoria Comunicação publicado 13/07/2012 18h15, última modificação 02/09/2021 11h24
Do Dia Internacional da Mulher aos 100 anos do Corpo de Bombeiros no Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba sediou relevantes homenagens no primeiro semestre deste ano. Sessões solenes, realizadas no plenário da Casa, fizeram alusão a datas comemorativas, categorias profissionais e entidades, dentre outros segmentos que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
No Dia Internacional da Mulher, foi realizada sessão solene para marcar a data. Por indicação das vereadoras, 28 lideranças femininas, com destaque em diferentes áreas, como profissional, social e cultural, receberam o reconhecimento. Nos discursos, foi dado destaque às conquistas e ao crescimento da independência da mulher, que hoje chefia 35% dos lares e representa 51% do eleitorado. Na classe C, 41% da força de trabalho é feminina. Foram lamentadas, no entanto, questões como a violência doméstica.
A Câmara também sediou sessão, em março, que deu início às homenagens do centenário do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, com direito a lançamento de selo comemorativo, pelos Correios. A corporação foi instituída no estado por meio da lei número 1133, de 1912. Líderes nas pesquisas de confiabilidade, os bombeiros se arriscam, em terra, mar e incêndios, dentre outras situações, para salvar vidas. “Por uma vida, todo sacrifício é dever”, disse coronel Antonio Luiz Ferreira da Silva, em discurso de agradecimento.
No âmbito internacional, o Legislativo destacou o Dia da Soka Gakkai, comemorado ao redor do mundo, em 3 de maio. A Soka Gakkai Internacional (SGI), por meio da filosofia budista, tem como missão a promoção da paz, da educação e da cultura, e aqui é representada pela Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). A solenidade contou com a participação da Orquestra Filarmônica Paranaense, regida pelo maestro Márcio Rangel.
Os 160 anos de fundação da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba também foram comemorados na Câmara, em junho. O atendimento aos menos favorecidos foi reconhecido pelos Correios, que lançaram, no evento, selo alusivo ao trabalho realizado pela entidade. Além de registro histórico, o selo deve funcionar como ferramenta de divulgação da instituição curitibana, criada em 9 de junho de 1852 com a função de apoio à Santa Casa de Paranaguá, na época lotada por uma epidemia.
Os 130 da Sociedade Thalia, os 35 anos do Curso Intensivo Vivencial do Casamento (CIVC), a Ordem Municipal dos Capelães Evangélicos, a Semana da Enfermagem e a União Brasileira de Trovadores também tiveram as atividades reconhecidas pelo Legislativo de Curitiba nos primeiros seis meses deste ano