Recolhimento de galão de água evita poluição

por Assessoria Comunicação publicado 19/08/2010 16h55, última modificação 30/06/2021 10h41
Para evitar o descarte inadequado, a contaminação do meio ambiente e prejuízo ao consumidor final e vendedores, o vereador João do Suco (PSDB) propõe o recolhimento dos garrafões de 10 e 20 litros retornáveis de água mineral após o vencimento do seu prazo de vida útil. Pelo projeto, em apreciação na Comissão de Segurança Pública e Defesa da Cidadania da Câmara de Curitiba, o serviço deve ser prestado pelas indústrias de envase.
O parlamentar argumenta que “as empresas envasadoras de água mineral que comercializam seus produtos e seus distribuidores não se responsabilizam pelo destino final das embalagens depois do prazo de vencimento”. Por enquanto, essa função é dos comerciantes e consumidores.
Regulamentação
Segundo João do Suco, “portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral estabelece que os galões antigos devem ser retirados do mercado de forma gradual. A primeira etapa do recolhimento começou em setembro do ano passado. Porém, mesmo com a nova legislação, as indústrias não recebem as embalagens vencidas, ficando a cargo de comerciantes e consumidores”. Para reverter esse quadro, o parlamentar busca o apoio dos demais pares na Câmara de Curitiba para aprovação do projeto.