Reciclagem de motorista pode melhorar segurança

por Assessoria Comunicação publicado 18/02/2011 16h35, última modificação 05/08/2021 15h06
Projeto de lei do vereador Dirceu Moreira (PSL) prevê cursos de reciclagem e monitoramento das condições de saúde dos motoristas de ônibus. O documento está em tramitação na Câmara de Curitiba.
“A profissão de motorista de ônibus, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, é reconhecida como estressante”, destaca o parlamentar, que apresenta um conjunto de fatores prejudiciais à saúde desses profissionais, como a jornada de trabalho em posição desconfortável e por longos períodos, a pressão pelo cumprimento de horário, tráfego intenso e o risco de acidentes e assaltos.
Prevenção
“Para minimizar os efeitos dessa atividade, que é de alto risco, é preciso uma política preventiva de qualificação e acompanhamento mais cauteloso das condições de saúde física e psicológica da categoria”, afirma.
A proposta de Dirceu Moreira prevê cursos de reciclagem que priorizem a educação para o trânsito, extensão do curso de direção defensiva e palestras relacionadas à conduta no transporte de passageiros idosos e portadores de necessidades especiais, além de avaliações e relatórios anuais sobre a saúde dos motoristas. Os testes poderão ser feitos nas unidade municipais de saúde, sob a supervisão da Urbs, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Pela proposta, empresas que descumprirem a determinação (se aprovada e sancionada pelo prefeito) serão multadas. “Levando em conta os risco das falhas humanas em acidentes, o projeto pode ser encarado como medida de segurança para a população de Curitiba e região” conclui Moreira.