Recesso da Câmara de Curitiba começa hoje; posse será no 1º de janeiro
Recesso administrativo vai até 3 de janeiro; sessões plenárias retornam em fevereiro. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta transição de legislaturas na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), o recesso administrativo começa nesta quinta-feira, 19 de dezembro, e segue até o dia 3 de janeiro de 2025. Neste período, o fluxo interno de trabalho e o atendimento à população estarão suspensos, à exceção das quatro datas em que a CMC tem atividades dedicadas à posse da 19ª legislatura.
Nesta quinta-feira (19), a partir das 16 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conduz a diplomação dos vereadores eleitos. A cerimônia será realizada no Grande Auditório do Teatro Positivo e contará com a entrega dos diplomas do prefeito eleito para a capital, Eduardo Pimentel, do vice-prefeito, Paulo Martins, e dos primeiros suplentes dos vereadores.
Na semana do Natal, dia 23 de dezembro, a CMC abre para que os vereadores diplomados participem da sessão preparatória à posse da 19ª legislatura. Como o próprio nome da sessão já diz, a atividade repassa com os eleitos como a Câmara de Curitiba realizará a instalação da próxima legislatura, que será feita às 14 horas do dia 1º de janeiro. Os ritos da sessão preparatória são estabelecidos pelo artigo 6º do Regimento Interno.
Retornando à cerimônia presencial, após a última legislatura ter assumido em sessão virtual, há quatro anos, por causa da pandemia de covid-19, no dia 1º de janeiro, às 14 horas, acontecerá o ato de posse das autoridades municipais eleitas em 2024. Por ordem, tomarão posse os vereadores da 19ª legislatura, depois o prefeito Eduardo Pimentel e o vice, Paulo Martins. O acesso da imprensa às áreas reservadas da cerimônia deve ser requisitado à Diretoria de Comunicação Social da CMC.
Por fim, no dia 2 de janeiro, às 14 horas, os vereadores empossados retornam ao Palácio Rio Branco, para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Curitiba para o biênio 2025-2026. Concluído esses eventos típicos da troca de legislaturas, a CMC retoma as atividades normais na semana seguinte, dia 6 de janeiro, já com o término do recesso administrativo. As sessões plenárias serão retomadas no dia 3 de fevereiro de 2025, que é uma segunda-feira.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba