Recebida proposta de ajustes na carreira dos biólogos

por Assessoria Comunicação publicado 18/09/2013 11h10, última modificação 20/09/2021 08h05

A Comissão de Serviço Público recebeu, nesta quarta-feira (18), uma proposta de alteração na carreira dos biólogos concursados do município de Curitiba. Hoje existem 57 funcionários públicos enquadrados nessa categoria profissional, divididos entre a secretaria municipal do Meio Ambiente (27), da Saúde (26) e quatro aposentados. A reunião foi presidida por Serginho do Posto (PDSB).
    
Os funcionários Eloísa Maria Wistuba, Juliana Baladelli Ribeiro, Márcia Frasson e Luiz Felipe Cavazzani, todos da secretaria municipal do Meio Ambiente (SMMA), apresentaram uma proposta para diminuir as distorções entre os biólogos que trabalham na secretaria municipal de Saúde (SMS) e na SMMA (cerca de 35% a menos para quem está lotado no Meio Ambiente).
    
Eles entregaram aos vereadores um estudo sobre a situação funcional desses profissionais em Curitiba e recordaram que a pauta está em discussão desde 2008, sem avanços na negociação entre a categoria e o Executivo. A sugestão dos profissionais é a criação, também no ramo de atividades da infraestrutura, do cargo de biólogo (pois hoje a função está atrelada à Saúde, mas na SMMA os biólogos trabalham com engenheiros).
    
Na opinião dos biólogos, a divisão da carreira em duas permitiria que os profissionais mantivessem sua identidade funcional sem “confundir” debates mais pormenorizados sobre o trabalho de cada um (na Saúde os biólogos pedem redução de jornada, no Meio Ambiente equiparação salarial com os engenheiros).
    
O presidente da comissão, Serginho do Posto, sugeriu que nova reunião seja feita na semana que vem, desta vez com a participação do departamento de Recursos Humanos da prefeitura de Curitiba. O encaminhamento foi apoiado pelos vereadores Cacá Pereira (PSDC), Dona Lourdes (PSB), Professora Josete (PT) e Rogério Campos (PSC). Cópia do estudo apresentado pelos biólogos foi distribuído para os parlamentares.