Realizado desde 2005, Rally da Inclusão é oficializado no calendário de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 09/01/2025 10h00, última modificação 08/01/2025 14h45
O evento foi fixado por lei na semana do dia 21 de setembro.
Realizado desde 2005, Rally da Inclusão é oficializado no calendário de Curitiba

O Jeep Clube de Curitiba iniciou a realização do Rally da Inclusão em 2005. O evento ganhou maior visibilidade a partir de 2009. (Foto: Facebook/Jeep Clube de Curitiba)

Desde o dia 19 de dezembro está em vigor a lei que reconhece o Rally da Inclusão como um dos eventos oficiais do calendário de Curitiba. A proposta que deu origem à norma tramitou por dois meses na Câmara Municipal, tendo sido aprovada na última semana de trabalhos da 18ª Legislatura.

O Jeep Clube de Curitiba, entidade fundada em 1984, iniciou a realização do evento em 2005, mas ele ganhou maior visibilidade a partir de 2009, numa parceria entre o Jeep Clube, a Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) e a Prefeitura de Curitiba. Desde então, o Rally da Inclusão, coordenado por jipeiros profissionais, se consolidou como uma das ações mais representativas na luta pela inclusão das pessoas com deficiência

A autoria da norma é de Marcelo Fachinello (Pode), vereador licenciado e atual secretário municipal de Governo. No mês passado, quando defendeu a aprovação do seu projeto de lei, ele explicou que o rally é “uma aventura ‘off road’, que já acontece em Curitiba há anos, e conta com a participação dos jipeiros do Jeep Clube de Curitiba, pessoas com deficiência, familiares e voluntários que se reúnem para comemorar e acompanhar este evento”.

Conforme a redação da
lei municipal 16.468/2024, o evento foi oficializado para acontecer, anualmente, na semana do dia 21 de setembro - Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.