Reajuste dos servidores começa a tramitar na Câmara Municipal
O reajuste salarial de 5,38% nos vencimentos dos servidores municipais começou a tramitar hoje (28) na Câmara de Curitiba. Segundo a justificativa do projeto, assinada pelo prefeito Gustavo Fruet, o aumento é retroativo ao mês de abril para os servidores públicos da administração direta, autarquias, fundações municipais de direito público e contratados no regime especial da lei municipal 8.377/1994. O porcentual, diz o Executivo, é referente à reposição da inflação nos últimos doze meses apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A mensagem foi enviada pelo Executivo na semana passada e incluída no pequeno expediente desta segunda-feira – fato que marca o início do trâmite dos projetos no Legislativo. Agora a proposição seguirá para análise da procuradoria jurídica, onde receberá instrução técnica, e depois passará pelas comissões permanentes antes de ser votada em plenário pelos vereadores. No corpo do texto, a prefeitura esclarece que o reajuste linear será concedido também aos proventos de aposentadoria e pensões e, a partir de 1° de maio, aos subsídios dos secretários municipais e procurador-geral do Município.
O projeto de lei tem dois anexos: o impacto financeiro estimado, de R$ 206,9 milhões por ano, e a tabela atualizada de pisos salarias. “Com essa medida, busca-se iniciar a equalização das distorções acumuladas (nas remunerações do funcionalismo), a partir do reagrupamento dos cargos em novas tabelas de vencimentos e do estabelecimento do valor mínimo de vencimento básico para cada cargo e nível de escolaridade correspondente, de forma direta e clara, acessível a qualquer interessado”, diz o texto.
“Alguns cargos atingirão o patamar do vencimento básico mínimo já com o reajuste linear aplicado a partir de 1º de abril deste ano. Outros serão ajustados gradualmente, com a aplicação imediata do reajuste linear e posteriormente, no mês de dezembro de 2014, com o enquadramento na nova Tabela de Vencimento que atenderá os valores mínimos, repercutindo em ganhos reais (superiores à inflação) ainda maiores”, afirma o prefeito, na justificativa.
O código da proposição é 005.00087.2014 e a tramitação pode ser acompanhada em tempo real pela internet, na página da Câmara de Curitiba, por dentro do Sistema de Proposições Legislativas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba