Rafaela Lupion: “eu aprendi dentro de casa a amar a política”

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Sant'Ana — publicado 14/02/2025 07h10, última modificação 12/12/2024 12h16
Única mulher eleita pelo PSD, a vereadora conquistou o 1º mandato no Legislativo com 7.259 votos.
Rafaela Lupion: “eu aprendi dentro de casa a amar a política”

Rafaela Lupion administrou a Regional Matriz de Curitiba entre janeiro de 2021 e maio de 2024. (Foto: Fernanda Verhagen/CMC)

Eleita para o primeiro mandato na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Rafaela Lupion (PSD) tem a política como herança familiar. “Eu aprendi dentro de casa a amar a política. Claro, me preparei, não foi algo que caiu no meu colo, eu sempre fui atrás do conhecimento e de me aprimorar para a vida pública”, disse ela, que é bisneta do ex-governador do estado do Paraná, Moysés Lupion, ao Você Me Representa. 

Filiada ao partido com maior bancada na Câmara, a vereadora foi a única mulher eleita pelo PSD, com 7.259 votos. Advogada, ela também estudou Filosofia Política, Ética e Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ciência Política na Espanha. “Sempre me preparei muito para a vida pública”, garantiu. Lupion também destacou sua atuação como presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), como coordenadora legislativa do governo do Paraná e como administradora da Regional Matriz da Prefeitura de Curitiba.

Atuante há 16 anos de forma voluntária no Conseg, Lupion tem como uma de suas bandeiras a segurança pública. Ela defende que o tema “é uma questão muito de sensação por parte da população e isso é fundamental para que haja turismo, para que haja um comércio fortalecido, para que as pessoas tenham o que a gente mais busca que é a felicidade, uma vida com qualidade, com segurança, com dignidade”.

A segurança alimentar e nutricional e o esporte são outras pautas que ela pretende trabalhar durante seu mandato. “A pessoa não vive se não estiver bem nutrida”, declarou a vereadora, que fala em um fortalecimento dos programas que já existem, como o Mesa Solidária e o Armazém da Família. E o esporte, argumenta, “é fundamental na formação, no caráter, e para que a pessoa tenha uma vida com retidão e não desvirtuada”. “Esporte é qualidade de vida, é inclusão social”, acrescentou.

>> Quer saber mais sobre a entrevista? Assista ao episódio completo do Você Me Representa:

 

Você Me Representa: conheça os novos vereadores de Curitiba

O Você Me Representa é um dos programas do CMC Podcasts, da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Em sua segunda temporada, a jornalista Patricia Tressoldi, diretora de Comunicação da CMC, apresenta à população os 38 vereadores eleitos para a 19ª legislatura (2025-2028). Nas entrevistas, os novos parlamentares falam sobre sua trajetória de vida, pautas defendidas e prospecções de como serão seus mandatos, com propostas que pretendem aprovar para a cidade.

>> Leia também:
PSD mantém a maior bancada na Câmara de Curitiba 
Com 12 vereadoras, tamanho da bancada feminina será recorde em Curitiba

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Brunno Sant'Ana