Radares podem ter reforço de sinalização
Além de placas sinalizadoras melhor posicionadas para indicar a localização dos radares, está sendo solicitada na Câmara Municipal de Curitiba, pelo vereador Jairo Marcelino, a colocação de tartarugas a uma distância média de cem metros, antes de cada radar e também das lombadas eletrônicas, especialmente daquelas instaladas onde há movimento de pedestres, em frente a hospitais ou escolas.
A dificuldade de visualização das placas indicativas poderá ser sanada, caso seja acatada a sugestão do parlamentar. Este é um dos maiores problemas enfrentados pelos taxistas e profissionais do volante, que transitam diariamente e para quem a corrida contra o tempo gera, muitas vezes, excesso de velocidade em locais não permitidos. É comum passageiros atrasados ou em situações de emergência pedirem aos motoristas que aumentem a velocidade, sem lembrarem da existência dos radares.
As placas sinalizadoras são vistas como o principal mecanismo de segurança viária, para coibir o abuso de velocidade, como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. A atual deficiência de sinalização está presente em locais mal posicionados, muitas vezes próximos a árvores frondosas, cuja visualização pelo motorista é dificultada, agravada pela precariedade da pintura de faixas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba