Questões de trânsito debatidas na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 13/06/2012 19h45, última modificação 02/09/2021 10h09
A Câmara Municipal de Curitiba abriu o espaço da Tribuna Livre da sessão plenária desta quarta-feira (13) para receber o diretor do Detran, Marcos Elias Traad da Silva. O convite, feito pela Comissão Executiva, teve como objetivo debater sobre questões pontuais do trânsito da capital, buscar esclarecimentos sobre normas da municipalização do trânsito, aumento da frota de veículos, expectativas de melhor utilização do sistema de transporte coletivo e propostas e projetos de trabalho.
Entre os projetos, os vereadores elogiaram o anúncio feito por Traad para a implantação da Escola Pública de Trânsito, que visa institucionalizar o que se faz atualmente por meio de campanhas para educação no trânsito. Idêntica satisfação manifestaram para o anúncio do projeto piloto “Se liga no trânsito”, que irá atuar em conjunto com as autoridades de segurança pública, ampliando as blitze em regiões específicas da cidade. O diretor do Detran ainda debateu com os vereadores sobre as próximas ações do órgão, buscando ativar novos e melhores níveis de facilidade para a prestação do serviço à população.
Cronograma
Marcos Traad explicou aos vereadores que nos 16 meses em que está à frente do Detran promoveu um estudo aprofundado sobre os problemas do órgão e seu corpo funcional e também estabeleceu metas de trabalho a curto e médio prazos. O Detran tem sob sua responsabilidade mais de cem Ciretrans espalhadas pelo estado e capital e mais 211 postos de serviço. Junto com o cronograma de ações proposto por Traad estão as estratégicas e de parceria com agentes externos, que seriam os centros de formação, sindicatos, rede de concessionárias e federações. Está nos planos do diretor a criação de uma diretoria de tecnologia e desenvolvimento e a implantação do Detran Fácil, pelo qual os interessados terão à sua disponibilidade quatro tipos de serviços via online.
Foi considerada de suma importância pelos vereadores a decisão de abrir licitação para os diversos pagamentos de taxas e serviços que hoje são restritos a uma única instituição bancária. Estas ações estão dentro do programa Detran para Todos.
Conforme Traad, o Detran trabalha com um universo de 5,4 milhões de veículos no estado e 3,650 milhões de motoristas habilitados, tendo um corpo funcional que passa por gestões de qualificação, avaliação e desempenho. Desde que assumiu a autarquia, o diretor já conseguiu, segundo seu detalhamento na tribuna da Casa, retirar mais de 95 mil pessoas dos balcões de serviço e encaminhar mais de 60 mil processos. Uma de suas próximas ações será a implantação do talonário eletrônico, que irá facilitar ainda mais o atendimento.
O Detran passou a funcionar como órgão especial vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública em 1974 e foi transformado em autarquia pela lei 7.811, de 1983. Em 1966, aconteceu a mudança do Departamento de Trânsito do Paraná para o bairro Tarumã, endereço ocupado até hoje.
Dúvidas
Durante o encontro com os vereadores, que ocupou mais de duas horas da sessão plenária, o diretor esclareceu uma série de dúvidas e recebeu sugestões. Em relação à pontuação na carteira de habilitação, falou a coordenadora de infrações, Marli Batagini.
O vereador Zé Maria (PPS) falou das dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência. Denilson Pires (DEM) abordou a importância da sincronização semafórica no Centro e nos bairros para possibilitar velocidade média constante. Paulo Salamuni (PV) fez comparativos entre dados da frota e a necessidade de transformar o transporte coletivo “num meio de transporte mais democrático e barato”. Felipe Braga Côrtes (PSDB) chamou a atenção para o problema de álcool na direção e solicitou mais blitze pela cidade. O segundo vice-presidente da Casa, Tico Kuzma (PSB), ponderou sobre educação no trânsito e mais sinalização. Nely Almeida (PSDB) enfatizou a necessidade do governo federal investir mais no transporte coletivo, comparando este tipo de incentivo com o que é concedido à indústria automobilística, questão que também foi observada por outros vereadores. O vereador Valdemir Soares (PRP) demonstrou preocupação com a projeção futura da frota de veículos e conseqüentes problemas.
Vereador e arquiteto, o líder de oposição, Jonny Stica (PT), focou questões de pontuação e cursos de reciclagem e, ainda, sobre a saturação dos eixos de ligação das avenidas Silva Jardim e Visconde Guarapuava. Já o líder interino do prefeito, Serginho do Posto (PSDB), falou sobre os convênios firmados pelo Detran e as questões de poluição pelos tipos de combustível. Algaci Tulio (PMDB) apresentou algumas sugestões que foram acatadas pelo diretor e elogiou o nível de aplicação do curso de reciclagem. Tulio sugeriu ao diretor do Detran que os pontos computados nas infrações sejam diferenciados entre categorias de motoristas, por considerar que muitos profissionais são penalizados. Também sugeriu que os cursos de reciclagem se estendam aos processos de renovação de habilitação e que os motoristas sejam esclarecidos sobre a dispensa de permanecer nos locais de acidentes quando não há feridos ou vítimas fatais.
Os vereadores Roberto Hinça, líder do PSD, e o segundo-secretário, Caíque Ferrante (PRP), agradeceram a presença de Traad, “pela verdadeira aula que promoveu, além de anunciar medidas bastante viáveis para melhorar o atendimento”. Os parlamentares ouviram do diretor do Detran que uma das próximas ações será a participação do órgão nas redes sociais. O processo, provavelmente por meio da prestação de serviços terceirizados, deverá ampliar os níveis de satisfação de atendimento para os interessados em obter informações ou serviços.
Ao final da reunião, o diretor recebeu um certificado de reconhecimento público ofertado pela Comissão Executiva.