Questionados critérios em multas de trânsito
As multas de trânsito aplicadas por uso indevido de celular ao volante e utilização do cinto de segurança precisam, segundo o vereador Jairo Marcelino (PDT), de critérios mais rígidos de autuação.
O parlamentar argumenta que, antes da expedição das multas, se faz necessário autuar diretamente o condutor do veículo. A autoridade de trânsito deve parar o veículo e verificar a infração, pegando a assinatura do infrator na ocorrência.
Jairo Marcelino afirma que do contrário, não há como a autoridade de trânsito constatar as infrações à distância. Para o caso dos celulares, existem pessoas com problemas de surdez que utilizam aparelhos similares aos acessórios de celulares e são diversos os tipos de cinto de segurança, complementa.
Depois que as multas são expedidas, é difícil para o condutor provar que não cometeu a infração. O vereador explica que o multado fica sem ter o direito de defesa, pois dificilmente os membros do Conselho Municipal de Trânsito aceitam os recursos apresentados.
Diante dos inúmeros pedidos para que intervenha, o parlamentar está solicitando às autoridades de trânsito que reformulem os critérios de fiscalização sobre esse tipo de ocorrência, para que sejam multados os que realmente cometem infração e seja feita justiça aos demais.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba