Québec pode ser cidade-irmã de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 28/10/2009 19h25, última modificação 28/06/2021 08h22
Uma delegação canadense, chefiada pelo ministro de Relações Internacionais do Governo de Québec, Pierre Arcand, estará em Curitiba entre os dias 31 deste mês e 6 de novembro, em missão oficial. O anúncio foi feito pelo diretor do Instituto Paranaense de Arte, Luiz Ernesto Meyer Pereira, em visita ao gabinete do vereador Mario Celso Cunha (PSB).
Além do ministro, a delegação é composta por Louise Dolbec, conselheira de relações internacionais, membro dos ministérios da Cultura e Comunicações; Gaétan Morency, vice-presidente de cidadania e diretor do Cirque du Soleil; Nassib El-Husseini, diretor-geral de Les doigts de la main (teatro e dança); Kinda Gravinski, vice-presidente da Wizzfilms (filmes) e Paul-Antoine Tailefer, co-diretor da Pigeons Internacional (circo).
Segundo Luis Ernesto, “o objetivo desta missão é reforçar as relações já existentes entre o Brasil e Québec, criar novas oportunidades de cooperação nas áreas da cultura e educação e também para inaugurar oficialmente o Escritório do Governo de Québec em São Paulo.”
O Instituto Paranaense de Arte coordenou em Curitiba o megaevento cultural que foi a 5ª Bienal Vento Sul, reunindo dezenas de artistas consagrados de diversos países. Entre eles, Jean-Yves Vigneau e BGL, ambos do Canadá. O vereador Mario Celso, vice-presidente da União dos Vereadores do Paraná, ressaltou que “já estamos encaminhando, juntamente com o secretário Eduardo Guimarães, de Cerimonial e Relações Internacionais, uma proposta para declaração de cidades-irmãs entre Curitiba e Québec, que é a maior província e a segunda mais habitada do Canadá. Os moradores da cidade têm muito orgulho de sua estrela musical Céline Dion, nascida em Québec.”