Quase prontas as normas para brinquedos infláveis

por Assessoria Comunicação publicado 14/01/2010 17h20, última modificação 28/06/2021 15h13
Falta pouco para concluir as novas normas de segurança para brinquedos infláveis. A Comissão de Estudo Especial de Segurança de Brinquedos Infláveis de Grande Porte, instalada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) voltou a se reunir. O documento deve ser lançado em junho, durante grande feira de brinquedos em São Paulo.
No encontro desta semana, o grupo elegeu o representante da Câmara de Curitiba, José Carlos Lauter, diretor de Apoio às Comissões, coordenador da comissão. A partir dessa escolha, Lauter traçou o cronograma de trabalho. “Os testes materiais e linhas estão prontos. Faltam somente os de vento, ancoragem, solo (tipo), abertura e estrutura dos brinquedos”, comenta. E marcou para 15 de março mais uma reunião para analisar os últimos testes laboratoriais.
Em seguida, o documento vai para consulta pública nacional, nos meses de abril e maio. Em junho, a matéria deve ser publicada pela ABNT e no Diário Oficial da União. A partir disso, as normas entram em vigor. “Ainda não está definido o prazo para adaptações dos brinquedos existentes e aos que serão fabricados, aos produtores e consumidores (empresas de locação).
Discussões
Além das pessoas que não têm ligação direta com o setor (neutras), como Lauter, participam dos trabalhos representantes dos fabricantes dos brinquedos e dos consumidores (empresas compradoras do produto para locação). O grupo da ABNT foi formado em junho de 2008 por sugestão da comissão especial de estudos técnicos e elaboração de leis sobre normas de segurança para brinquedos infláveis da Câmara de Curitiba. Essa comissão foi criada após acidente com brinquedos infláveis na capital.