Publicitário Elon Garcia dará nome a logradouro público
Aprovado em segunda votação unânime, na sessão desta terça-feira (22), da Câmara Municipal, o projeto de lei que denomina um logradouro público de Curitiba de Publicitário Elon da Silva Garcia seguirá para a sanção do prefeito Gustavo Fruet. Uma das vozes mais famosas do rádio e da televisão paranaense, locutor do conhecido slogan “Disapel, a mais simpática”, o homenageado faleceu em outubro deste ano, aos 81 anos.
Levada a plenário em regime de urgência, a matéria (009.00051.2016) é de iniciativa do vereador Zé Maria (SD). “Quem aqui não se lembra de sua voz, de seus comerciais? Em 1960, foi a primeira imagem e voz da televisão no estado, com a inauguração da TV Paranaense. Foi membro do Rotary Club de Curitiba Leste e da Igreja Adventista do Sétimo Dia”, destacou o autor. “Aprendi muito com ele”, acrescentou Zé Maria.
Elon Garcia foi vulto emérito de Curitiba, por meio da lei municipal 9.835/2000, de iniciativa do então vereador Celso Torquato. Ele também recebeu da Câmara de Curitiba, por indicação de Zé Maria, em 2006, o prêmio Colunista Dino Almeida (leia mais).
“Convivi com ele e com a família dele. É uma homenagem justa e merecida. Pelo final da legislatura, assinamos a urgência”, disse o líder do prefeito, Paulo Salamuni (PV). “Independentemente da propaganda, independentemente do Rotary Club, temos que falar do rádio e da televisão. Ele foi a voz de Curitiba”, completou Julieta Reis (DEM). Participaram do debate, ainda, os vereadores Aldemir Manfron (PP), Dirceu Moreira (PSL), Jairo Marcelino (PSD) e Tito Zeglin (PDT).
Cidadania honorária
O plenário também confirmou em segunda votação unânime a Cidadania Honorária de Curitiba ao chefe de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Erasto Gaertner, Laurindo Moacir Sassi. Autor do projeto de lei (006.00006.2016), Chicarelli (PSDC) destacou a trajetória do colega de profissão, que em junho passado foi o convidado da Tribuna Livre da Câmara e alertou à importância da prevenção ao câncer bucal.
Na ocasião, Sassi destacou que o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e o HPV são fatores de risco da doença que, em 2016, deve atingir mais de 15 mil casos no Brasil. Graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutor, o cirurgião-dentista é natural de Santo Ângelo (RS) e vem se destacando pela prevenção do câncer bucal, com um livro publicado na área.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba