Publicidade nos ônibus reduziria custo da tarifa, sugere Rink

por Assessoria Comunicação publicado 04/02/2015 13h20, última modificação 29/09/2021 06h56
Substitutivo geral protocolado pelo vereador Paulo Rink (PPS) sugere que as empresas de transporte coletivo vendam publicidade na lateral dos ônibus de Curitiba, desde que abatam o valor obtido da tarifa paga pelo usuário do sistema. A modificação 031.00001.2015 altera projeto do próprio parlamentar, que tramita na Câmara Municipal desde 2013.

“Trata-se de um mecanismo transparente que pode aliviar os custos do sistema de transporte coletivo”, defende o parlamentar, na justificativa do projeto. Paulo Rink estima que, com base nos valores negociados para publicidade em táxis, até R$ 18 milhões poderiam ser obtidos anualmente com a medida. “Isto equivale a uma redução de R$ 0,20 no valor da tarifa”, calcula.

A mudança no projeto 005.00411.2013, explica Rink, seria para cumprir exigências legais na operacionalização da medida. O projeto original propunha uma alteração do artigo 12 da lei municipal 12.597/2008, autorizando a exploração comercial destes espaços pela URBS. No substitutivo, ele transfere essa prerrogativa para o sindicato patronal dos transportes.

Ao atualizar o projeto, Paulo Rink frisa que a permissão para venda de publicidade estaria atrelada à inclusão integral dos lucros obtidos na planilha de custo do transporte coletivo – reduzindo o valor pago pelos usuários do sistema. O controle e fiscalização das receitas obtidas dessa forma seriam realizados semestralmente pelo Conselho Municipal de Transportes e pela URBS, através da análise das planilhas de custos e resultados.

O substitutivo também determina que durante os primeiros cinco anos os contratos de publicidade deverão ser encaminhados ao Ministério Público (MP-PR), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e à Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O texto veda propagandas de cigarros, bebidas alcoólicas e aquelas que “atentam contra a moral e os bons costumes”. O substitutivo será anexado ao projeto original, assumindo seu lugar na tramitação pelas comissões temáticas da Câmara Municipal.