PSOL e Agir elegem vereadores em Curitiba pela primeira vez
À esquerda, Professora Angela (PSOL) e à direita, Bruno Rossi (Agir). (Fotos: Divulgação / Arte: Diogo Fukushima/CMC)
Duas legendas farão a estreia na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), no próximo ano. Nas eleições deste domingo (6), tanto o Agir quanto o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeram seus primeiros vereadores da história do Poder Legislativo da capital paranaense.
Pelo PSOL, a eleita é a Professora Angela. Ela recebeu 6.294 votos e será empossada, no dia 1ª de janeiro de 2025, tornando-se a primeira representante de sua legenda na Câmara de Curitiba. Aos 47 anos de idade, a vereadora eleita é professora da rede pública estadual e tem a educação como uma de suas principais bandeiras.
Integrante de coletivos feministas, Professora Angela também tem como pautas a defesa dos direitos das mulheres e o direito à cidade. Em 2020, disputou uma cadeira na Câmara de Curitiba pelo coletivo Somos Juntas. Em 2022, concorreu ao Governo do Paraná.
Antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), o Agir elegeu, com 3.824 votos, o advogado curitibano Bruno Rossi. Prestes a completar 33 anos de idade, o vereador eleito foi assessor jurídico na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).
Rossi declara-se como um “defensor da liberdade”. Tem como pautas a segurança pública, a defesa das pessoas com deficiência e a redução do número de radares de trânsito em Curitiba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba