Psicopedagoga tem trabalho reconhecido

por Assessoria Comunicação publicado 09/11/2006 16h40, última modificação 14/06/2021 09h17
O vereador Felipe Braga Côrtes (PMDB) entregou, na noite desta quarta-feira (08), diploma de votos de congratulações e aplausos à psicopedagoga Laura Monte Serrat Barbosa. A solenidade ocorreu no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba e foi uma surpresa para a homenageada, que esperava apenas ministrar uma palestra.
A entrega da homenagem marcou os 15 anos de fundação da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), Seção Paraná Sul. “Concedo o voto de aplausos a Laura Barbosa, tendo em vista as grandes contribuições ao engrandecimento da psicopedagogia em Curitiba, no Paraná e no Brasil. A leitura de seu currículo mostra dados suficientes para justificar a iniciativa”, afirmou Braga Côrtes.
As diretoras da Associação comentaram sobre estes anos de história, destacando diversos momentos, lembranças, encontros e reuniões. Em seguida, foram homenageadas algumas pessoas que, segundo a psicopedagoga Sônia Küster, “contribuíram em vários momentos na trajetória da ABPp”. Emocionadas, as integrantes da associação curitibana relembraram momentos compartilhados com Laura Barbosa, tendo-a como exemplo de trabalho.
“Estava preparada para uma palestra e não esperava a homenagem. O trabalho da associação é resultado de ações, reflexões e reuniões de todos juntos, pela educação que nos foi dada e recebida, convivência com colegas, familiares, amigos e professores. A nossa meta sempre foi atuar em equipe, todos igualmente”, afirmou Laura, em seu agradecimento.
O Dia do Psicopedagogo é comemorado no dia 12 de novembro.
Currículo
Laura Monte Serrat Barbosa é formada em Pedagogia, Psicopedagogia e Teoria e Técnica de Grupos Operativos, além de ser especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem e mestre em Educação.
É convidada a ministrar aulas em diversas instituições de educação, como Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Tuiuti do Paraná, Univali-SC, Unipar, Universidade Católica de Goiás, Universidade Potiguar (RN), Universidade Católica de Salvador(BA), Uniandrade, Famec, Isepe, Iepe e Unespar/Fecilcam, além de atuar como assessora de instituições educacionais públicas e privadas.
Publicou artigos em revistas especializadas e jornais, apostilas, livros, fitas VHS e DVDs sobre a psicopedagogia.
Homenageadas
Além de Laura, pioneira da psicopedagogia em Curitiba, receberam homenagem Marília Pinheiro Machado de Souza, Patrícia Lupion Torres, Simone Calberg, Evelise Maria  Labatut Portilho, Isabel Cristina Hierro Parolin, Sônia Maria Gomes de Sá Küster e Maria Silvia Bacila Winkeler.
Regulamentação
Sônia Küster solicitou a Felipe Braga Côrtes que auxilie na regulamentação da graduação de Psicopedagogia em Curitiba e, se possível, em nível federal. O curso de Psicopedagogia é especialização de outras graduações, como Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Pedagogia, entre outros. “Existem diversas faculdades que ensinam a psicopedagogia, porém ainda não é reconhecida”, explicou.
“O projeto de regulamentação da categoria está parado no Congresso. Coloco-me à disposição da associação para tratar do assunto em Curitiba”, afirmou o vereador.