PSDB e PSB formam bloco independente

por Assessoria Comunicação publicado 22/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h46

O PSDB e o PSB de Curitiba não compõem mais a base de sustentação política do prefeito Cassio Taniguchi (PFL). A decisão foi tomada pelas executivas dos partidos que “consideram inaceitável o procedimento antidemocrático com que o prefeito está conduzindo a sucessão municipal nas eleições de outubro”. A primeira medida adotada foi a renúncia dos secretários municipais Michele Caputo Neto, da Saúde; Mário Sérgio Rasera, Meio Ambiente; Fernão Accyoli, de Governo; Nelson Leal, Obras Públicas; Juliano Borghetti, Esporte e Lazer, e Luis Malucelli Neto, chefe de gabinete do prefeito. Também o vereador Mario Celso Cunha (PSB) deixou a liderança do prefeito na Câmara de Curitiba. As informações foram prestadas pelo pré-candidato do PSDB, Beto Richa, e vereadores no Legislativo municipal, em entrevista coletiva nesta terça-feira.
Segundo Beto Richa, “as duas legendas consideram legítimo o apoio de Cassio ao candidato de seu partido, o PFL. A parte da democracia e do direito à liberdade de escolha, consagrado no exercício da cidadania. Não haverá de impedir que esse direito lhe seja questionado ou combatido. O que jamais aceitaremos são os procedimentos ilegítimos e autoritários que, ao longo dos meses se manifestaram velados, por meio de coações e pressões. Mas que finalmente se revelaram na segunda-feira (21), com as demissões de integrantes da equipe da atual administração, por discordarem da opção preferencial do prefeito”.
Independentes
Para o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), a decisão dos partidos não altera a rotina da Casa. “Continuaremos exercendo as mesmas funções, apresentando e discutindo projetos de leis”. Mario Celso Cunha disse que a coligação dos partidos busca o melhor desempenho nas próximas eleições e que com o afastamento de Caputo Neto (presidente municipal do PSB) não seria certo continuar na liderança do governo. Salientou, ainda, que a medida não implicará em prejuízos à cidade.
A partir de agora, os vereadores do PSB e PSDB integrarão bloco independente na Câmara de Curitiba. A bancada tucana no Legislativo é formada pelos vereadores João Cláudio Derosso, Nely Almeida, Paulo Frote, Luis Ernesto e Rui Hara. O PSB tem Mario Celso e José Aparecido Alves, o Jotapê.