Provadores adaptados têm aval da Comissão de Acessibilidade

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2014 10h10, última modificação 22/09/2021 10h06

Com parecer positivo da vereadora Julieta Reis (DEM), a Comissão de Acessibilidade deu seu aval, nesta segunda-feira (31), ao projeto que obriga lojas de departamento de Curitiba a disponibilizarem provadores adaptados aos clientes com deficiência física (005.00324.2013). A iniciativa é do parlamentar Paulo Rink (PPS) e teve o apoio de Zé Maria (SDD), presidente do colegiado, e Beto Moraes (PSDB).

“Não é algo difícil para ser feito, pois basta um espaço interno maior no provador, uma porta mais larga, que permita a passagem do cadeirante, e barras de apoio”, defendeu Julieta. “Eu já havia apresentado um projeto neste sentido, em legislaturas passadas, mas ele foi arquivado antes de ir a plenário. Eu acho que isso foi um erro da Câmara Municipal à época, mas fico feliz em podermos debater agora a proposição do Paulo Rink, pois é algo importante”, afirmou Zé Maria.

Segundo o projeto de lei, o provador adaptado para pessoas com deficiência deveria ter no mínimo 1,5 metro por 1,5 metro, área de giro de 130 centímetros de diâmetro, barras de apoio conforme especificações técnicas próprias desta finalidade, porta com vão-livre de 1,20 metro e ausência de barreiras no acesso à dependência. Com o aval da Comissão de Acessibilidade, a proposição está apta a ser votada em plenário.

Vistoria

Após a votação do projeto, Julieta e Beto Moraes concordaram com a sugestão apresentada pelo presidente da comissão, Zé Maria, de submeter a Câmara de Curitiba a uma vistoria técnica no quesito da acessibilidade. “A nossa comissão tem essa prerrogativa, de indicar as mudanças necessárias na cidade, para isso precisamos começar pela nossa própria Casa”, entende o vereador. Zé Maria disse também que apresentará um laudo inicial daqui um mês, na próxima reunião do colegiado.

Facebook da Câmara

Em comemoração aos 321 anos da cidade, o Legislativo lançou nesta semana mais duas ferramentas de comunicação da Câmara de Curitiba. Visite a nossa nova página oficial no Facebook (www.facebook.com/CamaraCuritiba) e confira fotos novas e antigas do Palácio Rio Branco no Flickr (www.flickr.com/photos/camaracuritiba). Lembrando que o conteúdo também está no Twitter (www.twitter.com/camaracuritiba).