Proposto uso de cinemas para campanhas contra pedofilia
Está em tramitação, na Câmara Municipal, projeto de lei que torna obrigatória a exibição, em cinemas de Curitiba, de filmes institucionais com esclarecimentos e alertas quanto aos crimes de pedofilia e abuso sexual de crianças e adolescentes (005.00451.2013). Conforme o texto, de autoria do vereador Chico do Uberaba (PMN), as projeções terão pelo menos 15 segundos de duração. O autor permite que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente crie as campanhas.
Segundo a proposição, as empresas que não cumprirem a determinação de exibir os filmes estarão sujeitas à advertência, multa de R$ 2 mil e valor dobrado em caso de reincidência. Para Chico do Uberaba, a inserção da projeção é importante para que a sociedade tenha conhecimento sobre formas de proteger as crianças e adolescentes do abuso sexual.
“É de grande importância a divulgação, em todos os locais onde ocorram projeções, no intuito de combater este crime cujas estatísticas são assombrosas. As salas de cinema são locais de grande circulação, chamando a atenção da população deste problema e quais providências podem ser tomadas”, reforça Chico do Uberaba.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba