Proposto teste do bafômetro para motoristas de ônibus

por Assessoria Comunicação publicado 01/03/2013 16h30, última modificação 13/09/2021 09h17

O vereador Paulo Rink (PPS) propõe a realização do teste do bafômetro pelos motoristas de ônibus coletivo de Curitiba. A obrigatoriedade está prevista em projeto que altera a Lei 12.597/2008, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros na capital.

O texto altera o inciso VII do artigo 13 da norma, que trata da segurança e integridade física dos usuários e trabalhadores do sistema, incluindo o teste de dosagem de alcoolemia como um dos mecanismos para fiscalização e controle. O exame seria realizado no início da jornada de todos os motoristas, exclusivamente pelas empresas prestadoras do serviço.

Segundo o parlamentar, a mudança visa aprimorar a fiscalização dos condutores do transporte coletivo. “Meu objetivo é simples: garantir a segurança e integridade física dos condutores e dos passageiros. Vejo esse projeto essencial para o interesse coletivo, sendo necessário que o ente público indique parâmetros claros para as concessionárias do serviço e tome medidas cabíveis que garantam a segurança da população”, defendeu.

Acidentes

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR), 64% dos acidentes de trânsito são provocados por motoristas, sendo a maior parte alcoolizados. Dados apontados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), também revelam que acidentes são uma das principais causas de morte e internação na capital.

“O trânsito é o segundo fator responsável por mortes violentas na capital paranaense, perdendo apenas para as agressões. Atualmente, pela alta mortalidade, o trânsito é considerado um problema de saúde pública”, ponderou a coordenadora de Diagnóstico em Saúde da Secretaria, Vera Lídia Alves de Oliveira, em evento realizado na semana passada.