Proposto sistema inteligente para coleta de lixo reciclável

por Assessoria Comunicação publicado 12/09/2011 16h25, última modificação 11/08/2021 10h59
Modelo já adotado em outras cidades brasileiras e grandes metrópoles do exterior para coleta seletiva de lixo pode ser adotado  em  Curitiba. É o que defende o vereador Professor Galdino (PSDB), em requerimento de sugestão encaminhado à prefeitura. O documento, aprovado pelo plenário da Câmara Municipal, propõe a implantação de receptores de materiais recicláveis em esquinas das ruas e em locais de grande circulação, que possuam sistema de integração com os caminhões que recolhem o lixo.
Galdino considera que o sistema inteligente trará "nova conscientização a respeito do impacto ambiental" e que também "auxiliará na educação da população para a separação do lixo, evitando-se o desperdício de materiais recicláveis que acabam nos aterros sanitários". O parlamentar acredita que a medida pode contribuir também na renda dos trabalhadores com a coleta seletiva.
Bicicletas
Em outro documento, o parlamentar mostra solidariedade à tramitação no Congresso Nacional de projetos de lei que visam gerar isenção de IPI (Imposto sobre a Propriedade Industrial) na fabricação de bicicletas. Galdino evidencia os benefícios do incentivo que estimula o uso de bicicletas e a contribuição para a melhoria da  mobilidade urbana "com a redução do caos no trânsito".