Proposto serviço para portadores de Alzheimer

por Assessoria Comunicação publicado 20/08/2010 17h40, última modificação 30/06/2021 10h42
Tramita na Câmara de Curitiba projeto de lei de autoria da vereadora Professora Josete (PT) que autoriza a prefeitura a implantar serviços de atendimento e suporte familiar para portadores de Alzheimer e outras demências. A parlamentar propõe a criação dos Centros-Dia, que realizarão serviços de atendimento à saúde e promoverão convívio social durante o dia.
“Com o progressivo envelhecimento da população brasileira, a demanda por serviços geriátricos especializados é crescente e absolutamente necessária. Vários programas devem ser pensados e implantados pelo poder público no sentido de atender com técnica correta e de forma digna e humana as necessidades especiais desses diferentes grupos de pessoas”, justifica a vereadora no projeto.
Josete explica que estes centros desempenhariam serviços elaborados especialmente para idosos que necessitam de supervisão, assistência e cuidados durante o período diurno, para evitar que sejam internados em asilos ou casas de repouso.
Atividades

O projeto sugere que nestes Centros-Dia seja fornecida alimentação, com lanches nutritivos e balanceados, atividades físicas e recreativas, administração de medicamentos em horários determinados pelo médico, atividades terapêuticas e de reabilitação, além do transporte especial.
As instalações devem ser adaptadas para que os idosos possam se locomover facilmente. Devem ainda atender necessidades de segurança para evitar quedas e acidentes. “Este serviço trata como benefício a oportunidade de socialização, o aumento da auto-estima, a preservação da vida e da dignidade, melhora das condições físicas e mentais e das habilidades das atividades básicas da vida diária, além de dar a chance de o idoso não se sentir uma carga para o familiar durante as 24 horas diárias”, conclui Professora Josete.