Proposto programa para reduzir a poluição

por Assessoria Comunicação publicado 14/02/2008 16h40, última modificação 18/06/2021 10h50
Preocupado com a saúde da população e a  preservação do meio ambiente, o vereador Jair Cézar (PSDB) sugere a criação do programa de inspeção de emissões de poluentes e ruídos. O plano é destinado aos veículos que operam no sistema de transporte coletivo. “Com a proposta tentamos reduzir, progressivamente, o nível de poluição na cidade”, avalia.
Pelo projeto estão incluídos no programa todos os veículos autorizados a operar no sistema de transporte urbano, coletivo ou individual e de fretamento em todas as suas modalidades, inclusive táxis, transporte escolar e funerário, veículos de uso oficial da administração pública, de frota própria ou locados. Eles deverão passar por inspeções periódicas de acordo com as exigências do Código Brasileiro de Trânsito e  resolução do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Ao justificar sua iniciativa, Jair Cézar considera que “a emissão de poluentes e ruídos emitidos por automóveis contribui à deterioração da qualidade de vida, porque a alta concentração de poluentes e níveis de ruído (gases e partículas inaláveis) implicam no aumento das taxas de morbidade e mortalidade e outras doenças respiratórias e auditivas. Essas ocorrências carecem de manutenção adequada e regular do veículos”.
Menos acidentes
A medida deve contribuir, ainda, para a “redução de acidentes por falhas mecânicas por falta de regulagem dos motores, oferecendo mais conforto e agilidade nos serviços de transporte em massa, garantindo aos usuários, condições ideais de limite de poluição pela coibição da emissão de fumaça, gases poluentes, ruídos e sonorização desregrada prejudicial à saúde”.
Segundo Jair Cézar, “os veículos reprovados ou que não efetuarem a inspeção, não poderão operar os serviços a que estão vinculados sob pena de apreensão, observadas as sanções previstas em regulamentos próprios expedidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente”.